Esta é a 34ª conferência da série EUCMOS, cuja primeira reunião teve lugar em Constança (Alemanha), logo após o final da Segunda Guerra Mundial (1947). Trata-se de uma das conferências mais importantes da área da Espectroscopia Molecular a nível mundial, que tem contado com a presença de muitos dos espectroscopistas europeus de maior renome, e contribuido decisivamente para a formação de jovens investigadores e para o estabelecimento de projectos de colaboração entre os cientistas que se dedicam à espectroscopia molecular.
O congresso terá lugar em Coimbra, regressando de novo ao nosso País, após 18 anos (EUCMOS XXV; Coimbra, 2000). O programa científico é dedicado a todas as áreas da Espectroscopia Molecular experimental ou teórica/computacional, incluíndo temas como:
Ao longo de 70 anos, o Congresso Europeu de Espectroscopia Molecular tem servido a espectroscopia na Europa e no mundo. A história notável da série de congressos EUCMOS é também, seguramente, um dos melhores exemplos de como uma associação independente de cientistas pode resultar numa série extraordinariamente bem sucedida de eventos caracterizados pela excelência do seu conteúdo científico, apoio sistemático e sustentado ao desenvolvimento da espectroscopia e da ciência em geral, e estímulo aos jovens investigadores... tudo isto, sabendo manter, ao longo dos tempos, um ambiente capaz de estimular o pensamento científico de excelência, a criatividade e a originalidade, e que é, simultaneamente, um ambiente de grande informalidade e companheirismo, um dos símbolos que também ajudam a definir os congressos EUCMOS!.