Regulamento de Seleção e Avaliação das Candidaturas

  1. A direção da SPQ institui um prémio de desempenho no Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior (CNA) para os candidatos aos seguintes pares curso/Universidade no ano letivo de 2017/18.
  • Química / Universidade de Coimbra
  • Química / Universidade de Lisboa
  • Química / Universidade do Minho
  • Química Aplicada / Universidade Nova de Lisboa
  • Química / Universidade do Porto
  • Química / Universidade de Évora
  1. O prémio consistirá no pagamento de um montante igual ao da propina anual do Curso de Química em que o estudante se encontra matriculado. Adicionalmente será oferecida a filiação à SPQ como sócio estudante durante três anos.
  2. A candidatura deverá ser formalizada através do envio para a SPQ (sede@spq.pt) de uma carta de motivação em que o candidato manifesta a sua intenção em concorrer a uma das Licenciaturas em química abrangida pelo programa. O prazo de candidatura inicia-se no primeiro dia do 3º período do calendário escolar definido pelo Ministério da Educação e termina na data de encerramento da 1ª fase do CNA.
  3. A candidatura será considerada válida se o candidato entregar, após o CNA, documentação que comprove os seguintes pontos:
  • Ter concorrido no CNA a um dos pares Curso / Universidade do programa em primeira opção.
  • Ter média de candidatura igual ou superior a 14 valores.
  • Ter obtido aprovação em todas as Unidades Curriculares do primeiro ano e continuar matriculado num dos cursos mencionados no ponto 1.
  1. Os candidatos serão seriados de acordo com a nota de acesso do CNA.
  2. Em caso de empate serão usados os seguintes critérios pela ordem apresentada (a informação necessária deve ser fornecida pelo candidato):

1º Ter frequentado com aprovação a disciplina Química no 12º ano.

2º Nota do exame de 11º ano de Física e Química A.

3º Ter participado nas Olimpíadas de Química da SPQ.

4º Data e hora de entrada do email de candidatura.

  1. A SPQ premiará dois candidatos por curso.
  2. As Universidades mencionadas no ponto 1, poderão atribuir um número adicional de prémios, o que será publicitado nos canais de divulgação apropriados.
  3. Em caso de situação não contemplada, a direção da SPQ decidirá com base na avaliação da situação. A decisão da SPQ é soberana e dela não cabe recurso.