O Prémio Luso-Espanhol de Química, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Real Sociedad Española de Química, designa-se por Conferência Lourenço-Madinaveitia quando atribuído pela SPQ, e Conferencia Madinaveitia-Lourenço quando atribuído pela RSEQ. Esta escolha destina-se a recordar dois químicos notáveis: Agostinho Vicente Lourenço (1822-1893) e Antonio San Quintín Madinaveitia y Tabuyo (1890-1974). É atribuído anualmente, e em alternância, a químicas ou químicos portugueses e espanhóis com projeção internacional. À SPQ cabe fazer a atribuição nos anos pares.
Agostinho Lourenço (1822-1893) |
António Madinaveitia (1890-1974) |
O Prémio consiste num diploma, num montante simbólico (500-1000 euros) e numa série de conferências (num mínimo de 3) em Universidades e Centros de Investigação no país da Sociedade que atribui o prémio.
As candidaturas serão abertas de 25 de novembro a 10 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento e submetidas usando o Formulário de Candidatura disponível online.
Formulário de Candidatura Regulamento do Prémio
A composição do júri é a seguinte: 4 sócios da SPQ, escolhidos entre os químicos portugueses, e sobre os quais haja garantias de capacidade de julgamento e isenção; os dois últimos distinguidos portugueses do Prémio; e o Presidente da SPQ, que preside ao júri.