A Divisão de Catálise e Materiais Porosos (DCMP) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) irá instituir o Prémio Ramôa Ribeiro para ser atribuído bianualmente durante o Encontro da DCMP. Este Prémio será concedido a um investigador jovem que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído significativamente para o avanço da catálise e materiais porosos, em qualquer das suas áreas de intervenção.
As candidaturas devem ser propostas ao Presidente da DCMP.
As propostas devem ser acompanhadas de uma justificação e incluir os trabalhos relevantes dos candidatos.
Este prémio é atribuído pela DCMP da SPQ e visa reconhecer o mérito científico e encorajar os jovens portugueses investigadores que se distinguiram no domínio da Catálise e Materiais Porosos, em qualquer das suas áreas de intervenção.
Este prémio destina-se a todos os doutorados que cumpram cumulativamente as seguintes condições:
A recepção de candidaturas decorrerá até 45 dias antes do início de cada Encontro da DCMP. O candidato deve enviar a sua candidatura por via electrónica para a SPQ com os seguintes elementos:
O júri será presidido pelo presidente da DCMP, e as candidaturas avaliadas por três membros escolhidos da comissão científica do Encontro Nacional da DCMP. O júri deve considerar os seguintes aspectos:
A divulgação dos resultados aos candidatos será realizada antes do início do Encontro Nacional da Divisão de Catálise e Materiais Porosos e o prémio será entregue no decorrer do encontro.
O Prémio consiste num diploma assinado pelo Presidente da Divisão de Catálise e Materiais Porosos e pelo Presidente da Sociedade Portuguesa de Química.
O candidato vencedor, apresentará uma comunicação oral no Encontro Nacional da DCMP.
O anúncio da candidatura será publicitado na Newsletter da Sociedade Portuguesa de Química e sítio do Encontro Nacional da Divisão de Catálise e Materiais Porosos.