Com vista a fomentar as Ciências Químicas em Portugal através do reconhecimento da atividade de investigação aqui desenvolvida nestas ciências, a Sociedade Portuguesa de Química, no âmbito da sua missão, institui o Prémio Fraústo da Silva em memória de um dos cientistas que mais influenciaram e dignificaram a Ciência em Portugal.
Este Prémio é atribuído bienalmente durante o Encontro Nacional da SPQ a um cientista Português que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído marcadamente para o progresso das Ciências Químicas.
As candidaturas devem ser propostas ao Presidente da SPQ por cinco professores universitários ou investigadores, sócios desta Sociedade, ou por três membros do júri.
As candidaturas serão abertas de 25 de novembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento e submetidas usando o Formulário de Candidatura disponível online.
O júri, presidido pelo Presidente da SPQ, é composto por 4, 6 ou 8 membros desta Sociedade escolhidos de entre os químicos portugueses pelo Presidente da SPQ, e sobre os quais haja garantias de capacidade de julgamento e de isenção. O júri da segunda edição integra ainda o premiado anterior, da edição de 2022.