Mantendo a iniciativa do ano letivo de 2015/16, a Sociedade Portuguesa de Química institui, para o ano letivo de 2016/17, um prémio que visa apoiar com 5 bolsas (por curso de química existente no país ) o valor da propina anual (relativa a cada universidade), num total (máximo) de 30 bolsas.
Os cursos a serem apoiados serão apenas aqueles que contêm a designação química (excluindo-se os cursos de bioquímica, engenharia química, química industrial e química medicinal), que estiveram abertos no ano letivo 2015/16 e que são os que a seguir se indicam.
Cursos de Química existentes a nível nacional (ano letivo 2015/16):
A SPQ toma esta iniciativa na expectativa que os departamentos de química das universidades envolvidas possam contribuir ativamente nesta iniciativa, nomeadamente com mais cinco bolsas cada, perfazendo um total de 10 bolsas por universidade. No passado ano letivo aderiram a esta iniciativa, com apoio próprio de mais cinco bolsas, as Universidades de Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa e Porto, cuja iniciativa se manterá também este ano (salvo nova atualização).