Mais um ano se inicia na vida da Sociedade Portuguesa de Química que esperamos constitua um novo avanço no esforço de renovação e desenvolvimento das suas potencialidades.Participar na vida da S.PQ. como membro dos seus corpos directivos tem constituído uma oportunidade excepcional para, em conjunto com outros, meditar sobre as relações entre a química e as actividades dos químicos e os anseios e receios da humanidade.
Realizou-se no dia 19 de Dezembro, no Complexo I, Instituto Superior Técnico, um Colóquio sobre «A necessidade de dados termodinâmicos e de transporte para o projecto tecnológico», que reuniu especialistas da Universidade e Indústria e a que assistiram bastantes estudantes.
A noção de temperatura e, sem qualquer dúvida, o primeiro (e, por vezes, o conceito termodinâmico a ser apreendido por um animal. Um bebé que não quer almoçar porque a comida está fria, um cão que se afasta da lareira porque está quente, possuem, basicamente, o mesmo sentimento de aversão por algo que lhes é «termicamente» desagradável... Bem no meio do quente e do frio está o neutro: quando o bebé toca a mãe, do ponto de vista térmico, poderá nada sentir. Em termodinâmica tal facto é traduzido pela afirmação de que a existência de equilíbrio térmico entre dois ou mais sistemas termodinâmicos significa que é nulo o fluxo de calor estabelecido entre eles. Uma análise mais profunda deste fenómeno revela que ele pode ocorrer independentemente das relações entre as propriedades mecânicas, eléctricas ou magnéticas dos dois sistemas - o volume, a densidade, a carga, a intensidade do campo magnético não têm normalmente influência no estabelecimento do equilíbrio térmico.
Encontro de professores de química para a redacção de objectivos de comportamento.