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Série II / Número 7 / Volume
Julho 1981
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DOI: 10.52590/M3.P534
A Sociedade Portuguesa de Química associa-se neste Ano Internacional do Deficiente a todo o esforço que tem sido desenvolvido no sentido de sensibilizar a opinião pública para a problemática da formação e valorização profissional dos deficientes.
Até ao início da década de setenta, para ensinar a química do curso geral bastavam as notações da Matemática e um sinal próprio para indicar a realização de uma reacção química ( - ), mas, actualmente, o ensino da química, mesmo ao nível do curso geral, já exige uma simbologia própria (notações de Lewis, estrutura do átomo, fórmulas de estrutura, etc.).

Lamentam-se muitas vezes os docentes da falta de meios para a aquisição de material audiovisual para a utilização nas aulas. De um modo geral, o retroprojector é a única possibilidade que os professores têm de utilizar esses métodos audiovisuais. Infelizmente, e isto sucede muitas vezes nos últimos anos do ensino secundário e no ensino superior, o rectroprojector é utilizado no pior dos sentidos, como uma espécie de muleta do professor que, assim, vai degradando cada vez mais a má qualidade do seu ensino. Em vez de se aproveitarem as potencialidades do rectroprojector, transforma-se este instrumento num objecto gerador de sono e de maiores dificuldades para os alunos.


Esta nova rubrica pretende abrir um espaço para a documentação/ informação que tem sido reunida desde 1976 nas cadeiras de História, Filosofia e Sociologia das Ciências, ministradas na Faculdade de Ciências de Lisboa. Embora este ensino se construa numa área mais ampla que a da Química na sua expressão portuguesa, os trabalhos de grupo realizados pelos alunos têm sido montados em contacto com percursos institucionais, situações laboratoriais e curriculares, biografias ou bibliografias que permitem perceber as emergências desta ciência no passado e as características da Química que lemos (não temos) hoje.
ADVANCED WASTE TREATMENT OF LIQUID EFFLUENTS, PUBLICATION SERIES N.° 6
Simpósio de Química Orgânica dedicado ao Professor Doutor António Jorge de Andrade Gouveia
Registo de Acidentes
O trabalho experimental com flúor e com compostos possuindo este elemento nas suas moléculas requer um elevado número de precauções devido à reconhecida toxicidade destes produtos químicos para os organismos vivos