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Série II / Número 21 / Volume
Setembro 1985
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DOI: 10.52590/M3.P545
A nível dos ensinos secundários e complementar, o tipo de experiências realizadas em aulas de química e a selecção e gestão dos reagentes apropriados constituem dois dos meios mais importantes para garantir a existência de um ambiente de trabalho seguro nas escolas.
A consciencialização para a segurança e prevenção de acidentes deve ser parte integrante do treino de todas as pessoas que trabalham em laboratórios.Os perigos potenciais do trabalho laboratorial resultam do manuseamento de materiais nocivos (inflamáveis, explosivos, corrosivos, tóxicos, radioactivos, etc.), de equipamento eléctrico e com partes móveis, de material de vidro danificado e de instrumentos de corte, gases comprimidos, fluidos criogénicos, radiação ultravioleta, raios X, lasers, agentes patogénicos, entre outros.
A biotecnologia transformou-se nas últimas décadas numa tecnologia importante no desenvolvimento de novos processos indistriais e na medicina, como é exemplo a utilização terapêutica de proteínas humanas (somatostatina, insulina). Poderá constituir, mesmo, um factor de evolução rocio-económica nos países em vias de desenvolvimento nas áreas da saúde, alimentação, energia e protecção do ambiente.
A manipulação de substâncias químicas envolve riscos quando se trata de substâncias tóxicas. Por esse motivo, a utilização de luvas é recomendável sempre que se proceda ao manuseamento de produtos tóxicos de modo a evitar o contacto directo com a pele.
Bhopal, Índia, fábrica de pesticidas da Union Carbide India Ltd (511/4 do capital da Union Carbide, ameri- cana), domingo, 2 de Dezembro de 1984.Cerca das 11 horas da noite, o pessoal de operação nota um aquecimento anormal num dos três reservatórios subterrâneos contendo 25 toneladas de isocianato de metilo, o MIC-610. O sistema de arrefecimento acopla- do ao reservatório estava fora de serviço... como medida de poupança de energia.

O Sol emite uma radiação que é semelhante à do corpo negro a 6000 K. A quantidade de radiação Solar é tradicionalmente expressa em "Langley" que equivale a 1 cal cm -2 . A Potência incidente costuma ser expressa em L min ou também em KW min.


Em geral a Indústria Química tem operado vantajosamente no Reino Unido desde há bastante tempo e emprega pessoal qualificado de vá- rios domínios além do domínio que é a Química.

Normalmente, os tecidos de um organismo vivo adulto, mantêm um número constante de células. Em alguns tecidos, como por exemplo no fígado, este processo consegue-se sem grande proliferação celular. Contudo, em outros tecidos como a medula óssea, é necessário uma velocidade de divisão celular maior para manter o mesmo número de células.


O que segue é o texto de uma intervenção convidada no Painel PE4 do 8.° Encontro da Sociedade Portuguesa de Química, realizado de 8 a 13 de Abril de 1985 nas instalações da Universidade do Minho. Na introdução a essa intervenção, o autor referiu com apreensão o facto de, desde que há cerca de dois anos iniciou um projecto de investigação científica e pedagógica no domínio do Ensino Assistido por Computado
Nestes últimos anos surgiu entre nós um modelo de Tabela Periódica (T.P.) que diferia do usado até então pela troca d as letras A e B na designação dos respectivos Grupos. Ao longo da história apareceram vários formatos para a mesma, desde formas bastante condensadas a largas e até na forma piramidal

Um dos painéis de discussão no último Encontro da Sociedade Portuguesa de Química, realizado em Braga, tinha por tema "Interface do ensino da Química entre os níveis secundário e terciário". Tomando o vocábulo "interface", não como "interfíie", sem espessura e, quiçá, sem campo para discussão, mas como "interfa-se" constituída pelo actual último ano de ensino secundário (12.° ano de escolaridade) e pelo 1.° ano do ensino superior, preparei, para esse painel, uma lista que sistematizava defeitos associados ao ensino-aprendizagem da Química naqueles anos, reunia as razões próxi- mas subjacentes e alinhava propostas de medidas correctivas a tomar.


O projecto de ensino de ciência Nuffield foi estabelecido em 1961 com o objectivo de dar uma maior contribuição para a melhoria do curricula de ciência nas escolas em Inglaterra (Nuffield Chemistry 1966, capítu- lo 9). Warring (1979 a&b, 1980) discutiu factores históricos, políticos, sociais e educacionais que foram importantes na altura.
Diversos autores têm-se debruçado sobre as características de que deve revestir o ensino das ciências físico-químicas ao nível dasescolas secundárias. Verifica-se que nem sempre este ensino é satisfatório. As possíveis causas, algumas das quais apontarei adiante, são múltiplas.
Promovido pela Academia das Ciências, realizou-se em Lisboa, de 15 a 19 de Abril de 1985, o I Coloquio sobre a História e Desenvolvimento da Ciência em Portugal. Com a presença do Prof. W. Shea, em representação da União Internacional de História e Filosofia da Ciência, de que é Secretário-Geral, este Colóquio foi saudado como feito notável, quer pela iniciativa empreendida, quer pelo êxito alcançado.

A obra realizada pelo Marquês de Pombal foi muito vasta e caracterizada pela sua polivalência; reorganização das estruturas do Estado, fomento económico, remodelação dos métodos e das instituições de ensino - é concretamente este último ponto aquele que está em causa no presente trabalho.


A pedido do Comité para o Ensino da Química da IUPAC e em ligação com a comissão de Pesos Atómicos e Abundâncias Isotópicas da IUPAC, N.N. Greenwood e H.S. Peiser prepararam esta Tabela de Pesos Atómicos com quatro algarismos significaticos.

Apresentam-se de seguida algumas propostas para discussão no âmbito da IUPAC e a sua publicação é feita com a finalidade de solicitar comentários; não implica que tenha sido dada ou venha a ser dada aprovação oficial da IUPAC.