A atmosfera é um sistema complexo, governado por um número infi ndo de variáveis, em que sobressai, por exemplo, a biosfera. A composição química da atmosfera é hoje muito diferente da da atmosfera inicial da terra. Sob o ponto de vista termodinâmico essa composição é altamente estranha, já que o azoto e o oxigénio moleculares são muito menos estáveis que o seu produto nitrato.
Apesar da elevada complexidade dos sistemas de águas naturais, abertos e dinâmicos, os princípios fundamentais da Química-Física, válidos em condições controladas, têm constituído a base de um modelo eficaz para o estabelecimento de relações químicas que traduzem a sua composição e comportamento. Embora pequenas massas de água possam estar mais próximas do modelo, este também tem sido útil na interpretação de dados relativos ao Oceano.
Um dos aspectos essenciais para que apontam recentes propostas para o ensino das Ciências (14-17 anos) é o de ajudar os alunos a compreenderem o papel e significado da Ciência nas sociedades modernas e, em particular, promover o estudo de problemas reais nas interfaces Ciência/Tecnologia/Sociedade [1, 2].