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Série II / Número 96 / Volume
Março 2005
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DOI: 10.52590/M3.P621
Este número marca o aparecimento de um novo Grupo no seio da SPQ - o Grupo de História da Química. O Grupo vem preencher um espaço que se reclamava há já algum tempo e cuja importância era por todos reconhecida. Cabe-nos pois desejar aos membros fundadores votos de sucesso e uma longa e profícua história.
0 Grupo de História da Química da So-ciedade Portuguesa de Química tem por principal objectivo a promoção da histó-ria da química e das diferentes sub-dis-ciplinas desta ciência, não só no âmbito da SPQ, como para além dela.
Introdução à Estatística Uma perspectiva química; Tópicos de Biofísica de Membranas
O lançamento do Programa Atracção Química pressupunha que este se iria construindo a partir de um conjunto inicial de actividades, às quais se iriam progressivamen-te juntando todas as outras que a SPQ pudesse levar a cabo em colaboração com os Departamentos de Química das universidades, as Escolas e a Sociedade em geral.
A reflexão que segue visa equacionar alguns dos problemas estruturais do ensino básico e secundário em Portugal no início d século XXI.
A Medalha Vicente de Seabra, instituída pela Sociedade Portuguesa de Química em 2002, foi atribuída pela 1.a vez em 2004, durante o XIX Encontro Nacional da SPQ (ver QUIMICA 93).
Este artigo é a continuação do que foi apresentado no Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, n.° 95, visando uma abordagem particular às relações da Literacia científica e da Literacia química com o Ensino da Química e aos princípios orientadores deste ensino, particular-mente no que concerne ao Ensino Secundário, como se evidencia na Figura.
A propriedade entropia é correntemente interpretada como uma medida do grau de desordem dos constituintes do sistema, sendo comum apresentar-se exemplos aos níveis macroscópico e microscópico.
O Instituto D. João V, situado no Louriçal, foi a Escola vi-sitada. Conhecido pelos inúmeros e brilhantes projectos que ano após ano desenvolveu e que mereceram referên-cia e cobertura pelos media. Foi
Foi homologado em fins de Novembro o novo programa de Química do 12.° ano, posto à discussão em 20 de Julho passado para ser utilizado no ano lectivo de 2005/2006. O programa esteve em discussão cerca de mês e meio e as modificações que sofreu demoraram cerca de dois meses e meio a serem efectuadas.
Alguns dos efeitos químicos produzidos pelos ultra-sons (transformações) são conhecidos desde os primeiros anos do século passado. Apesar disso, os químicos analíticos têm empregado a técnica de sonicação como uma opção para agitação e para auxiliar em processos de extração e/ou lixiviação.
Nas células eucariotas a principal via de degradação de proteínas de semi-vida curta é não lisos-somal e é dependente de ATP e de ubiquitina.
No sentido de fornecer "pragmatismo pedagógico" a muitos programas de software educativo, a experiência tem demonstrado a necessidade de guiar minimamente os alunos na exploração dos recursos digitais. O presente artigo aponta algumas características dos roteiros de exploração.
O "Roteiro de Exploração" que se apre-senta de seguida destina-se essencialmente a alunos do 10.° ano de escolaridade, podendo ser usado, contudo, em jeito diagnóstico ou revisional, com alunos do 12.° ano ou mesmo do primeiro ano da Universidade.
A ideia de escrever uma série de folhas de estórias e histórias, algumas até de História (serão as Fo-lhas de Ouro), nasceu há muitos anos, numa visita ao Science Museum de Londres, onde havia folhas soltas, cada uma com um tópico apelativo de ciência, uma curiosidade tratada em linhas breves, em termos cientificamente correctos, de modo acessível à compreensão do grande público.
A quiralidade é um conceito que ultra-passa de longe o âmbito da química. É habitual fazer uso de exemplos do quotidiano para introduzir este tópico.
agenda, destaques
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