Capa
Série II / Número 101 / Volume
Junho 2006
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P626
Com o fim do segundo trimestre do ano civil, fecha-se mais um ano lectivo e com ele encerra-se mais um ciclo de polémicas, que depois do estrondo inicial, na maioria dos casos acabam no esquecimento colectivo.
Criação da Divisão de Química nas Ciências da Vida; Empresas britânicas queixam-se de falta de qualidade dos licenciados; XIX Olimpíada Nacional de Química de Espanha; Habilitações profissionais para a docência; Curso Integrado de Catálise; Um elemento em cada casa, uma casa para cada elemento; Protocolo de colaboração entre a CienciaMetrics e a Sociedade Portuguesa de Química; António Xavier: cientista por paixão
6.as Jornadas sobre o ensino das ciências; Colégio dos órfãos do Porto - Actividades laboratoriais de Química e Biologia abertas aos mais pequenos; Instituto D. João V, Louriçal; Clube de Química do Externato Delfim Ferreira promove “ Um dia na Unidade 3”
Por terras do litoral, mais propriamente na Póvoa de Varzim, visitamos a Escola Secundária Eça de Queirós. A ESEQ (www.eseq.pt), situa-se na parte norte-nascente da cidade da Póvoa de Varzim.
Mecanismos de reacção constitui actualmente um tópico essencial no ensino da química em particular na área da química orgânica
O ano lectivo que se aproxima vem acompanhado de muitas mudanças e incertezas, as maiores das quais relacionadas com o chamado “Processo de Bolonha”, mas também com as alterações recentes no ensino secundário.
No final de uma reunião da Comissão Técnica “Corrosão Metálica (CT – 43)” a que um dos autores preside (VL), e que trata, entre outros assuntos, da problemática da protecção catódica de estruturas metálicas (e.g., cascos, motores e hélices de navios, condutas metálicas), um vogal pediu-lhe que indicasse a resposta certa para a questão abaixo indicada, publicada num livro do ensino secundário
No presente artigo analiso factos e sinais para a reforma urgente do nosso sistema do ensino superior e sustento uma opinião sobre o caminho que estamos a trilhar na reforma da oferta de formações, com o devido ênfase nas engenharias.
Nos dias de hoje é relativamente fácil apontar uma série de vantagens que incentivam os laboratórios de ensaio e/ou calibração (que operam no ramo do controlo da qualidade) a estarem acreditados.
Este trabalho visa essencialmente efectuar uma breve revisão sobre a estatística de eventos em regime de controlo estatístico e, deste modo, contribuir para a sua compreensão.
A cor fascinou o homem desde sempre. O fenómeno da cor pode ter várias origens; desde a dispersão à absorção de luz, um diversificado número de fenómenos origina as cores que a natureza apresenta.
A água do mar, que cobre mais de 70% da superfície terrestre, é, na sua quase totalidade, 97 %, salgada. Nela se têm dissolvido ao longo de milhares de milhões de anos, várias substâncias, X (sólidas, s, líquidas, l, ou gasosas, g) resultado da interacção com a água, H2O, com que contactam, que as dispersa no meio aquoso
A escola desempenha, como não é por demais afirmar, um papel importante na formação dos alunos, não só na educação para a cidadania, no seu sentido mais geral mas, particularmente, na promoção da literacia científica.
s/n