Tendo integrado a equipa cessante do QUÍMICA, enquanto Editor-Adjunto, decidi aceitar o desafio de coordenar, nos
próximos três anos, este projecto. Este é o primeiro número coordenado pela nova equipa, ainda em fase de adaptação.
Boletim da SPQ – orientação editorial; Órgãos Directivos da SPQ para o triénio 2007-2009; Fase Regional do Algarve das
Olimpíadas de Química+ 2007; Fase Regional de Bragança das Olimpíadas de Química+ 2007; XX Encontro Nacional da SPQ;
Procurou averiguar-se se professores profissionalizados com vários anos de experiência e professores em profissionalização (estágio integrado no 5.º ano da licenciatura em Ensino de Física e Química), apresentavam conhecimentos claros e bem estruturados acerca do conceito de elemento químico, e em que medida alunos do 10.º do ensino secundário e do 1.º ano da universidade retiveram esses conceitos.
Apresentam-se os resultados de um estudo que pretende dar a conhecer a utilização de software educativo pelos professores de Química e de Física. Qual o software mais usado e em que áreas e qual o seu impacto na aprendizagem, são alguns dos tópicos abordados.
Neste artigo é descrita a construção de dois modelos que, devido às suas dimensões e versatilidade, permitem a representação de geometrias moleculares comuns, sendo particularmente adequados à utilização numa sala de
aula.
Como obter magnetos tridimensionais a partir de moléculas? A capacidade de, por design molecular, se poder controlar quer o spin de moléculas e de complexos metálicos quer as suas interacções nos sólidos, está a ser usada para o desenvolvimento de novos magnetos moleculares. Também a informação poderá ser armazenada sob a forma de estado de
spin das moléculas (magnetismo unimolecular).
O pigmento azul mais belo e mais caro era o azul-ultramarino, produzido a partir do lápis-lazúli. Ticiano pintou o manto da Virgem com azul-ultramarino misturado com branco-de-chumbo, em diferentes proporções, o que lhe permitiu obter diferentes gradações de azul e realçar admiravelmente a beleza do vestido.
Ainda não se falava no decréscimo de vocações em Química e já a promoção e divulgação da Química e da Bioquímica
faziam parte do leque de actividades do Departamento de Química da Universidade da Madeira (UMa).
Uma solução tampão de pH é uma solução cujo pH se mantém aproximadamente constante quando lhe são adicionadas
pequenas quantidades de ácidos ou de bases fortes.