Capa
Série II / Número 106 / Volume
Setembro 2007
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P631
O QUÍMICA que acaba de abrir possui um novo grafismo. Esta mudança, que poderá ainda sofrer pequenas modifi cações (porventura ditadas por sugestões pertinentes que nos cheguem), pretende relançar/renovar o Boletim a que nos temos habituado, através do que pensamos ser uma imagem mais apelativa. Esperamos que seja do vosso agrado.
Na 1ª fase de acesso ao ensino superior, os cursos de licenciatura e mestrado integrado da área de Química preencheram 1115 vagas das 1404 disponíveis, o que representa um aumento de cerca de 27% no número de alunos relativamente ao ano anterior.
No início de Julho, no momento em que milhares de jovens portugueses ponderavam o caminho a seguir após concluírem o ensino secundário, a SPQ procurou contribuir para uma decisão informada quanto ao seu futuro.
A química tem actualmente uma má imagem pública. Os cursos de química não atraem alunos. A química não está na moda. Porquê?
Alberto Romão Dias iniciou a sua carreira científi ca no grupo de Malcolm Green, no Inorganic Chemistry Laboratory, Oxford University, em 1966. Completado o doutoramento, regressou a Portugal em 1970, onde começou a criar o primeiro grupo de Química Organometálica no país, em condições de penúria financeira e infra-estrutural que hoje, felizmente, recordamos quase com incredulidade.
O papel da Química Computacional na Química moderna e em muitas outras ciências que nela se apoiam (Materiais, Bioquímica, Biologia Molecular) tem crescido consideravelmente nos últimos anos, acompanhando o desenvolvimento dos meios de cálculo e das metodologias.
A primeira “Escola de Química” na Universidade do Porto teve lugar no Departamento de Química da Faculdade de Ciências, de 9 a 13 de Julho de 2007, integrada nas actividades da Universidade Júnior.
Depois da experiência bem sucedida em 2006, o Departamento de Química da Universidade de Aveiro voltou a receber os alunos da “Academia de Verão”, na semana de 15 a 21 de Julho de 2007.

A utilização acima descrita das ampolas contendo a mistura em equilíbrio de dióxido de azoto e de tetróxido de diazoto permite aos alunos fazer a confirmação experimental do princípio de Le Châtelier, usando-o como uma ferramenta para a previsão da variação da constante de equilíbrio de um sistema, por variação da temperatura do meio reaccional.


Olhando a posição dos elementos na Tabela Periódica e atendendo às correspondentes energias de ionização, verifica-se que a difi culdade para remover um electrão...
A Química é como a música: pode ser tocada de muitas maneiras, com notas que neste caso são as moléculas, os átomos, os iões, os electrões e respectivas associações.

Existem muito poucos livros dedicados exclusivamente à temática da ligação química e, de um modo geral, privilegiam um determinado aspecto, frequentemente a ligação química em moléculas através da Teoria das Orbitais Moleculares.


As fumonisinas (FBs) são produzidas principalmente pelos fungos Fusarium verticillioides e Fusarium proliferatum [1]. Ambas as espécies são isoladas no milho, sendo a primeira a mais prevalecente
No passado mês de Junho comemorou-se o primeiro centenário daquele que viria a ser considerado um material ubíquo, indispensável, um verdadeiro símbolo de tecnologia do século XX.
O modelo sócio-económico que se tem vindo a desenvolver desde a segunda metade do Século XX, com a propagação de aglomerados urbanos, culturas intensivas de animais e vegetais, zonas industriais e tráfego automóvel intenso, tem resultado num acréscimo de problemas ambientais que originam o aparecimento de novas substâncias onde antes não existiam, ou de mais elevados níveis químicos de diversas substâncias que já ocorriam em menor quantidade e concentração.