Capa
Série II / Número 113 / Volume
Junho 2009
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P643
Estamos em pleno Verão, preparando-nos para retemperar as energias gastas no ano lectivo que passou. Foi mais um ano pouco calmo, que culminou com as provas de aferição e avaliação, cujos resultados foram, mais uma vez, objecto das mais variadas e até opostas interpretações.
Recebeu recentemente a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), na pessoa do Doutor Joaquim Faria (Presidente da Delegação do Porto da SPQ), uma mensagem de colegas nossos do grupo disciplinar de Física e Química de uma escola secundária.
Final realizada no Departamento de Química da Universidade de Aveiro no dia 9 de Maio, foram encontrados os vencedores absolutos das Olimpíadas Portuguesas de Química: ...
Na sequência de recentes alterações legislativas que têm influência directa na vida das Universidades, dos Laboratórios de Investigação e de Escolas Secundárias e ainda para tratar de assuntos de interesse para a SPQ, nomeadamente os relativos às efemérides em que a SPQ estará directamente envolvida: o Ano internacional da Química e Centenário da SPQ, houve uma reunião da Direcção da SPQ com o Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Prof. João Sentieiro, no passado dia 13 de Abril.Dessa
Porque o processo de imaginação e inovação não está esgotado, pelo contrário, aplicando-se actualmente e cada vez mais em todas as actividades da vida humana, propusemos aos nossos alunos que fossem à conquista do conhecimento (que a passividade não é aliada do mesmo), e que, através da imaginação, ousassem inovar.
Os anti-histamínicos são tomados para reduzir os efeitos de reacções alérgicas no organismo. O medicamento fexofenadina é usado para tratar os espirros, escorrimento nasal e irritação dos olhos que afectam as pessoas que sofrem de febre dos fenos, sem causar sonolência.
Num artigo anterior [1], discutiu-se a biografi a de Alfred Nobel como um praticante precursor da Química Verde (QV) – mostrou-se que ele tinha adoptado precocemente posturas que se integram perfeitamente nas preconizadas agora pelos Doze Princípios da QV
Uma das características mais importantes dos calixarenos é a sua extrema versatilidade para complexar e transportar iões e moléculas neutras de um modo selectivo.
Nada mais oportuno e a propósito do que tratar este tema da Química no Vocabulário Internacional da Metrologia (VIM)[1], recentemente editado e, em boa medida, revisto e aumentado, em relação à edição de 1994, devido à necessidade de tratar mais extensa e profundamente a terminologia utilizada no domínio da Química que em edições anteriores não tinha tido oportunidade nem consenso geral.