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Série II / Número 114 / Volume
Setembro 2009
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DOI: 10.52590/M3.P644
No início de mais um ano lectivo, e aquando do planeamento deste novo ano escolar, regressam preocupações e revisitam-se planos adiados.
Os congressos organizados pela EuCheMs têm-se revelado um sucesso em termos de número de participantes e qualidade científi ca das comunicações apresentadas
A página Web do Grupo de Químicos Jovens (GQJ) está fi nalmente disponível em www.spq.pt/gqj/
O Grupo de Químicos Jovens tem o prazer de anunciar a primeira edição do Prémio Químicos Jovens / Portuguese Young Chemists Award.
O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), com o apoio do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, está a promover a realização do 2nd Portuguese Young Chemists Meeting (2PYCheM) a decorrer nos dias 21, 22 e 23 de Abril de 2010, na Universidade de Aveiro.
A Sociedade Portuguesa de Química é aquilo que os seus sócios fazem por ela. E quando se diz que a SPQ “fez” qualquer coisa, na verdade estamos a dizer que um sócio ou um grupo de sócios dedicaram o seu tempo a construir algo em nome da Sociedade (um exemplo óbvio é mesmo este boletim, que a SPQ “publica”!).
O prémio Nobel da Literatura foi atribuído a Herta Müller, uma escritora alemã de origem romena; o da Economia foi atribuído aos Profs. norte-americanos Elinor Ostrom e Oliver Williamson; e o da Paz, aquele que mais reacções provocou, ao recém-eleito presidente norte-americano Barack Obama.
Realizou-se, nos passados dias 16 e 17 de Outubro na Curia, a 8ª Conferência de Química Inorgânica. Dando continuidade aos encontros bianuais desta Divisão da SPQ, e recuperando os designados “no meio” como “Bairrada Meetings”, a conferência deste ano reuniu cerca de 170 participantes, num local agradável e com um óptimo tempo de verão ainda persistente.
A Área de Projecto do 12º ano proporciona experiências pedagógicas inovadoras em que se combinam a aplicação de conhecimentos adquiridos em várias áreas do saber, o desenvolvimento de competências de relação no interior dos grupos de trabalho, a criatividade dos alunos, etc.
O ensino da química ao nível dos três anos lectivos que constituem o Ensino Secundário tem estado praticamente reduzido a cerca de sete ou oito meses lectivos, contidos na disciplina bianual de Física e Química A.
Durante este ano de 2009, as numerosas e diversifi cadas evocações que por todo o mundo se têm feito de Charles R. Darwin (1809-1882), tomando como pretexto os duzentos anos do seu nascimento e os 150 anos da publicação da sua obra A Origem das Espécies [1] mostram à saciedade quanto a sua teoria da evolução se tornou, de facto, “numa pedra basilar da ciência e da cultura” dos nossos tempos,
Este artigo teve duas fontes inspiradoras de natureza muito diferente: por um lado, o conceito de pobreza energética, que se refere à situação de quase um terço da população mundial não ter acesso a serviços de fornecimento de energia (para uma visão global do alcance actual deste problema.
As questões relacionadas com a utilização e os custos de energia constituem preocupações tanto do cidadão comum como de instituições e governos de todo o mundo. Efeito de estufa, emissões de CO2, alterações climáticas, dependência das reservas de combustíveis fósseis são temas recorrentes dessas preocupações.