Capa
Série II / Número 116 / Volume
Março 2010
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P646
Este número marca a passagem de testemunho a um novo Editor e equipa editorial do Química. É pois tempo de balanço, do que procurámos e do que conseguimos fazer. Das intenções e das concretizações!
No dia 6 de Janeiro foi escolhida a nova direcção da SPQ para o triénio 2010-2012. A eleição dos actuais corpos gerentes fez-se em Assembleia Geral convocada para o efeito, seguindo os procedimentos estatutários estabelecidos.
Este mandato decorreu sob o signo da transformação e da mudança. Pela primeira vez, a SPQ teve um Secretário- Geral com sede profi ssional fora de Lisboa, o que foi possível com um novo modelo de funcionamento da Sede (mais recursos humanos e utilização de plataformas informáticas) e uma boa equipa de apoio em Lisboa.
Pelo terceiro ano consecutivo, a SPQ realizou um inquérito sobre o funcionamento e a qualidade dos serviços prestados. O questionário esteve disponível online para votação de 11 de Novembro de 2009 a 4 de Janeiro de 2010.
Decorreram, no passado dia 13 de Março, as semifi nais das Olimpíadas de Química+, repartidas por três centros: Universidade do Porto, Universidade de Aveiro e Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Segue-se um breve relato sobre a forma como estas provas se desenrolaram.
Com o intuito de despertar o interesse pela Química e cativar os alunos para esta área científica, decorreu no dia 3 de Fevereiro, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do Instituto Politécnico de Bragança, a 5ª edição da Fase Regional de Bragança das Olimpíadas de Química+.
O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) foi criado no dia 8 de Dezembro de 2007. Nestes dois anos, o GQJ tentou encontrar o seu espaço na estrutura da SPQ, dinamizando e dando mais visibilidade aos jovens químicos.
Realizou-se no passado mês de Fevereiro, em Untervaz (Graubü nden, Suiça), o quinto encontro dos representantes nacionais do European Young Chemists Network (EYCN) no qual o Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) se fez representar.
Por iniciativa de membros portugueses da Divisão de Química Analítica da IUPAC, Clara Magalhães (Presidente da Subcomissão de Solubilidades) e Filomena Camões (Vice-Presidente da Divisão), teve lugar, no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, nos passados dias 8 e 9 de Fevereiro, a respectiva Reunião Anual, que contou com a participação de onze dos seus membros titulares e associados, http://www.iupac.org/
A disciplina de Área de Projecto, do actual currículo do 12º ano de escolaridade, visa a aplicação dos saberes e dos saberes fazer, adquiridos pelos alunos ao longo do Ensino Secundário. Neste âmbito, com um grupo de alunas do curso de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária Stuart Carvalhais, foi desenvolvido o projecto Ciência na Decoração.
Foi em 1791 que Luigi Galvani nos deu a conhecer a natureza eléctrica do impulso nervoso na junção neuro- muscular da rã, ao publicar o seu trabalho magistral, De viribus electricitatis in motu musculari commentarius.
A descoberta dos CNTs encontra-se envolvida em controvérsia [2]. Todavia, desde o artigo fundamental de Sumio Iijima [1] que os CNTs têm instigado globalmente uma enorme curiosidade em químicos, bioquímicos, físicos, engenheiros, etc.