Capa
Série I / Anno 1 / Número 2
1905
Descarregar revista
Na primavera de 1906 reunir-se-ha em Romaum congresso inter-nacional de chimica applicada, em que devem tomar parte os representan-tes da chimica e da industria de todas as partes do mundo, e que será o Vl na serie dos congressos de chimica applicada.

Na tabella dos pesos atomicos aconselhados para iqo5 pelo «Comité internacional de pesos atomicos», composto dos snrs. CLARKE, THORPE, SEUBERT e MOISSAN, aparte algumas differenças para o irídio, iodo, rubidio e samario, os pesos adoptados são os mesmos do anno anterior. Escolheu a designação de ghtcinio e columbio para os elementos que eram conhecidos pelos nomes de glucinio ou berylio, e columbio ou niobio.
A chimica entrou rasgadamente, no fim do século XVIIIj no caminho racional das investigações scientificas. IJm grande génio a collocou sobre o rumo infallivel que a devia conduzir ás regiões da verdade, que muitos, antes d'elle, haviam inutilmente procurado. LAVOISIER, pela direcção que imprimiu á chimica, fez d'ella uma sciencia universal e progressiva. A balança foi a sua bússola; e com este precioso e indispensável instrumento navegam hoje se-guros todos os infatigáveis exploradores, seguindo a derrota que elle lhes traçou.
Nestes últimos tempos a urologia tem sido enriquecida com algumas acquisições bastante interessantes, pelo que res-peita a novas reacções analyticas e a mais correcta interpreta-ção cie outras já conhecidas, que, não raras vezes, têem sido causa de lamentaveis confusões semiológicas.
Um dos assumptos mais ventilados no ultimo congresso internacional de chimica applicada, celebrado em Berlim, foi o do assucar urinário. Os membros effectivos do congresso encontram no vol. iv, p. 130, do Btricht a lúcida e interessantíssima memoria do snr. DENIGKS a esse proposito.
Em Portugal os progressos da industria dos queijos não tem acompanhado os da industria da manteiga. A primeira, tão antiga aliás como a segunda, tem-se desenvolvido desde o seu começo lenta, mas seguramente, conseguindo introduzir no mercado productos que desafiam a concorrência com alguns do extrangeiro; nos últimos annos, porém, tem-se conservado es-tacionaria.
E frequeiite confundir-se a acidez dos azeites com o ranço ; e até a lei portugueza dá margem a essa confusão (-1). E certo, porém, que o ranço pode ser muito forte, sem que a acidez augmente sensivelmente. Vice-versa, ha azeites de elevada aci-dez que ao paladar se não apresentam rançosos; temos ticlo entre mãos muitos casos d'esses.
A definição legal de vinho - producto da fermentação da uva fresca - nem se applioa aos vinhos abafados e geropigas, nem aos vinhos que denominamos finos, a que em outros paizes cha-mam vinhos de luxo, vinhos de sobremeza, ou ainda vinhos de licor ou licorosos. Não são, com effeito, obtidos pelos processos que se utili-sam para obter os vinhos de pasto, de consumo corrente, chama-dos também naturaes.
De entre os barros de Hespanha, usados para clarificar os vinhos (em hespanhol - aterrar el vino), um dos mais apreciados é o barro ou terra de Lebrija, da província de Xerez. E com elle que os hespanhoes limpam os seus afamados vinhos de Xerez.
Uma reacção nova dos compostos de rhodio; Um novo composto iodado de osmio e uma reacção muito sensível do osmio; Reconhecimento de um sal ferroso junto de um sal férrico; Reconhecimento do acido fluorhydrico; O oleo de algodão no azeite (pesquisa do); Leite: Influencia da agua de bebida sobre o leite segregado pelos animaes;Vinhos: bases officiaes para a sua apreciação em Portugal; Alcool solidificado; Uma nova arvore de gutta-perka; Benzinoformio; A determinação quantitativa do assucar nas urinas; Ensaio da pureza do sulfato de quinina; Vasenoes
Eurorphina, Hetralina, Isoformio, Matrina, Narcyl, Neuronal, Pyrenol de Horowitz, Sabões neutros; Sapophtal, Stovaina
Recebemos as seguintes publicações que agradecemos: Boletim do Agricultor - Revista mensal - Publicação da Fabrica Nacional d'oleos e adubos -111 anno, n.° 1 ; Lisboa, Janeiro de 1905. Lecentre médical et pharmaceutique Organe officiel de la Societé des Sciences médicales de Gannat» - 10.e année, n.° 7; i.° Janeiro de 1905 -'Commentry (AUier) -'Entre outros assumptos de interesse continuam,o snr. DR. HENRI LEPAGE O seu trabalho sobre hydrologia «Les eaux therma-Ies d'Evaux-les-Bains» ; e o Snr. EMILK GILBERT os seus Artigos sobre to-xicologia «Contribuition à 1'histoire de la toxicologic». Gaveta de cPharmacia - Publicação mensal de Pharmacia e Chimica - Órgão dos interesses profissionas-s da classe pharmaceutica - 22.0 anno, n.° 7 ; Lisboa, Janeiro de 1905. O Instituto - Revista scientifica e litteraria - Vol. 52, n.° 1 ; Coimbra, Janeiro de 1905. Novidades Medicas e Pharmaceuticas-Annuario de conhecimenlos práticos de medicina e de pharmacia - Vol. x, n.° 1 ; Porto, Janeiro de 1905. Jornal da Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa - t. LXVIII. n.°' 1 a 6; Lisboa, Janeiro a Junho de 1904. Revista Agronomica - Publicação da Sociedade de Sciencias Agronómicas de Portugal - Vol. 111. 11.0 1 ; Lisboa, Janeiro de 1905.