Capa
Série I / Anno 1 / Número 3
1905
Descarregar revista
O que ha de mais caracteristieo em todo o ser vivo é a troca material com o meio exterior: incessante e simultaneamente d'elle tira materia - o alimento - que transforma e regeita sob a fôrma de residuo de desassimilação. Alimento é toda a matéria dotada d'um certo potencial chimico utilisavel pelos organismos para realisar todos os seus processos vitaes.
Na Suissa accordaram os chimicos analystas no methodo uniforme seguinte de realisar a analyse das urinas : O medico que pede uma analyse d'urina deverá sempre in-dicar ao chimico o corpo ou corpos sobre que carece ser escla-recido. E util conhecer a quantidade de urina emittida em 24 h. O chimico deve receber as urinas das ultimas 24 horas, ou uma porção da mistura.
Os persulfatos, perboratos e percarbonatos são saes correspondentes aos ácidos persulfúrico, perborico e percarbonico, a que o chimico italiano snr. PICCINI pôz o nome de ácidos extra-limites, porque se referem ao typo agua oxygenada, e não ao da agua, sendo a proporção de oxygenio que n'elles entra superior ao li-mite de saturação na classificação periodica de MENDELEJEFF . D'estes corpos interessantes, que já vão tendo applicações quer na medicina, quer nos laboratorios, vamos dar uma rapida ideia.
Em vez de deitar o azotato de prata sobre o soluto do hy-posulfito a ensaiar, como é costume fazer-se (x), a reacção lucra em nitidez, precisão e rapidez fazendo-a como a dos phospha-tos com o nitromolybdato de ammonio, isto é, deitando um pou-co do soluto de hyposulfito a ensaiar sobre uns c3 de azotato de prata n'um tubo d'ensaio, de sorte a assegurar o excesso de reagente. O precipitado é branco a principio, e forma-se immediata-mente ; depois passa a amarello, avermelhado e por ultimo fica negro.
Desde bastante tempo se sabe que a doçura dos mostos da uva é principalmente devida ao assucar invertido. Este assucar invertido não é uma especie chimica; mas uma mistura de dous assucares isomeros, a dextrose e a levulo-se, assim denominados - o primeiro porque em soluto aquoso desvia para a direita o plano de polarisação da luz, e o segundo porque, pelo contrario, desvia para a esquerda o mesmo plano.
E muito conhecido entre nós o Oleoacidimetro do snr. DR. MASTBAUM, destinado a medir a acidez livre dos azeites; d'elle se encontra a descripçâo no «Archivo Rural» e em diversos jornaes allemães. No apparelho para o mesmo fim imaginado pelo snr. CAMARA PESTANA, o azeite é agitado com o alcool, que dissolve os ácidos livres, e a acidez do alcool é medida por meio d'um soluto decinormal de soda caustica, usando da phenol-phtaleina como reagente indicador. O principio, pois, é o mesmo do methodo official.
O oleo de gergelim preto é conhecido tambem pelos nomes de oleo de Niger, oleo de ramtill, oleo de Guizotia. Foi durante algum tempo importado em Portugal e analysado entre nós, pela primeira vez, no Laboratorio da Academia polytechnica d'esta cidade, em 1880, sendo remettido para esse fim pela direcção da Alfandega. Extrahe-se dos achenios, impropriamente chamados semen-tes, da Guizotia oleifera D.C, da familia das compostas, indígena da Abyssinia e cultivada nas índias.
Methodo de G-RIESS-ILOSWAY, modificado por MOLINIÉ - N'este methodo aproveita-se a propriedade que teem o acido sulfanilico e um sal de naphtylamina (chlorhydrato ou sulfato), de produzirem em sol. acido em presença do aci-do azotoso uma materia corante diazotada.
Os saes derivados do acido sulfuroso formam-se, como é sabido, quando se faz passar o gaz sulfuroso sobre a agua ten-do em solução ou suspensão uma base ou um carbonato; ou ainda quando se trata de um soluto de um sal metallico por um sulfito alcalino. Se o anhydrido sulfuroso, que é bibasico, fica saturado, obtem-se um sulfito neutro; se o não é completamente, fórma-se um Msulfito ou sulfito acido.
No decurso das suas experiencias tendentes a verificar a hypothese da sero-predisposiçào, thema da dissertação inaugural defendida pelo snr. dr. NOGUEIRA GONÇALVES, na Escola Medico-Cirúrgica do Porto em 10 de janeiro de 1905, foi o auctor levado a trabalhar com ratos, animaes immunes para a diphteria, afim de procurar crear-lhes um estado de receptividade a esta infecção, median-te a injecção de sôro san-guíneo de caviás, animaes receptiveis ao bacillo diphterico.
Ceras portuguezas; Recherche des huiles de coton et de sésame dans Ies matières grasses; Nuevo aspecto de la Química farmacêutica; Diccionario de plantas úteis;

A leis dos pesos em chimica e atheoria atómica; As leis stõchiometricas em chimica e a theoria atómica; Um novo frasco para a determinação de peso especifico de pequenas quantidades de corpos solidos; O iodo perfeitamente puro; Sobre o papel de filtro nas aguas destinadas á analyse; Acidez e ranço das manteigas; Sobre as modificações na composi-ção dos vinhos pela clarificação pela colla de peixe, gelatina, albumina e barro d'Hespanha;


De ha tempos a esta parte tem sido condemnadas algumas aguardentes de vinho (brandy ou spirit of the grape) por deficiencia de etheres. Ao que parece, os chimicos ingleses consideram como falsificados por lotação com alcooes industriaes todas as aguardentes que contiverem menos de 80 gr. d'etheres por hectolitro, e calculam pelo que falta para esta cifra a quantidade de alcool industrial addicionado.
Segundo a reor-ganisação de 18 de maio, 15 de setembro e i d'outubro de 1904 os estudos pharmaceuticos na Allemanha comprehendem as seguintes classes : I. PREPARATÓRIA (preliminar) abrange os grupos de litteratura classics, de sciencias, lingua latina e linguas vivas. II. ESTÁDIO (exercício) comprehende dois graus separados pelo exame de validação: aprendisagem (Lehrzeit) e adjuvato (Gehilfenzeit).