Capa
Série I / Anno 1 / Número 4
1905
Descarregar revista
gista de Coimbra, chefe de Serviço do Laboratorio de Microbiologia da Universidade e presentemente membro d'uma commissão nomeada por decreto de 2 de setembro de 1904 «para propor os processos chimicos e microbiologicos applicaveis á analyse dos alimentos e estabelecer o programma pratico do ensino la-boratorial da chimica e bacteriologia nos cursos de medicina sanitaria», publicou ultimamente no Movimento Medico uma série de Artigos, criticando as bases officiaes para a apreciação dos vinhos, obrigatórias desde a portaria de 31 de agosto de 1901 para os laboratorios chimicos dependentes da Direcção Geral cie Agricultura, e desde o decreto cie 17 cie dezembro de 1903 tambem para os laboratorios subordinados aos Ministérios do Reino e da Justiça.
Não ha muitos annos ainda que as reacções utilisadas para determinar a pureza do azeite, e reconhecer a natuza dos oleos com que pôde ser misturado, e as fraudes de que podia ser objecto, eram, na quasi totalidade, reacções de coloração, puramente empyricas. No azeite ou no oleo, depositado em vidros de relogio, dei-xavam-se cair algumas gottas de reagente, e observa-se a mudança de côr produzida. Os reagentes eram bastante variados, mas predominavam os de acções energicas, como os ácidos sul-furico, azotico, phosphorico xaroposo, a mistura do acido sulfurico e azotico; o bisulfureto de cálcio, etc.
As considerações que, por diversas vezes, teem sido feitas no Movimento Medico a respeito da falta, que entre nós se nota, de peritos chimicos e de laboratorios; sobre a necessidade de instituir um exame theorico e pratico de habilitação para os que pretendem exercer a missão delicada de analystas de ge-neros alimentícios, exame já exigido na Allemanha e Bélgica; e ainda as que se referem á conveniência de constituir os jurj^s de recurso por pessoal idoneo, escolhido independentemente da intervenção das partes ; - merecem o nosso applauso (*).
Sobre uma nova combinação solúvel da saccharinã; O sublimado corrosivo obsta á pesquiza do arsénio, do antimonio e do phosphoro sob a fôrma de arsenamina, stibamina e phosphamina; Sobre a quantidade de acido acético dos vinhos brancos e tintos da Austria e Italia, bem como dos vinhos licorosos; Faustino Maiaguti; Ce que j'ai vu en Allemagne en électricité médicale; Estatística do ensino secundário; Variola e vaccinação no Ceará;
Sobre a valência do hydrogenio; Novos methodos geraes d'hydrogenação e de desdobramento molecular baseados sobre o emprego dos metaes divididos; Sobre a natureza e propriedade dos solutos colloidaes e das gelatinas; A chimica mineral, suas relações com as outras sciencias; Propriedades physicas comparativas do nickel e cobalto puros; Sulfato verde normal de sesquioxydo de chromo; Sobre a basicidade do acido periodico;As bases oxonicas; Sobre o tempo que leva a apparecer a precipi-tação nos solutos dos hyposulfitos; Novas pesquisas sobre as alterações seculares de substancias hydrocarbonadas d'origem organica; Sobre um novo methodo de analyse do citrato de cálcio; O oxalato ferroso na analyse volumétrica; Gomma arabica no pó de alcatira; Sobre alguns metaes encontrados nas excavações archeologicas no Egypto; A manteiga e o leite: os regulamentos dos exames periciaes e a repressão das fraudes no commercio da manteiga e do leite; Cryoscopia e refractometria do leite; Bases officiaes para a apreciação dos vinhos; A saccharose nos vinhos; 0 pão em Coimbra; A materia corante dos tomates; Sobre a composição das aguardentes de vinho; Sobre o pastoso dos vinhos; O emprego da agua oxygenada para esterilisar o leite; Sobre as propriedades antisepticas de certos fumos; Acção do acido azotico diluido sobre as fibras vegetaes; Os bicos de acetyleno;
Arsynal, Cetiacol, Citraminoxypheno, Fetrona, Lyceto, Perhydrol, Sidonal,Theocina
A Camara Municipal de Coimbra organisou um regulamento para fiscalisação do leite n'aquelia cidade, utilizando o contracto que fez com o laboratorio de hygiene da Universidade para a analyse dos generos alimentícios; e, nos termos da lei, sujeitou-o á appro-vação da auctoridade tutelar.
No regimen universitário allemão, os professores de chimica, alem do seu vencimenro fixo e da habilitação que lhes dá o estado, são remunerados segundo o numero de alumnos, que pela sua sciencia, pelo seu talento e pela sua fama chamam ás suas lições e aos seus laboratorios. Assim não é raro encontrar na Allemanha professores de Universidade com emolumentos attingindo 16, contos, 20 contos réis e mesmo mais. Os vencimentos médios são 6 a 10 contos de réis.
Na sessão de 26 de janeiro do corrente anno, por proposta do professor PATERNO, foi nomeado presidente honorário da Sociedade Chimica de Roma o celebre prof. CANNIZZARÕ. O presidente ordinário n'este anno é o prof. PATERNO.
No tribunal de Dublin, em audiência de i5 de fevereiro ultimo, o juiz snr. MAHONY, n'uma sentença que estabelece a doutrina acceitavel e compatível com a lealdade commercial, estabeleceu, com notável clareza, que o nome do vinho do Porto, sem mais esclarecimentos sobre a origem real do vinho, só pôde applicar-se aos vinhos carregados no Porto e produzidos na região vinhateira do Douro.
As provas dos exames do curso de medicina sanitaria dos alumnos recenseados no ultimo anno de 1903-1904 terminaram no dia 10 do corrente mez, ficando approvados os 9 alumnos medicos admittidos.
Em sua sessão de 3 do corrente o snr. BERTHELOT, ' illustre secretatrio perpetuo da Academia de Sciencias de Pa-ris, assignalou entre a correspondência impressa recebida os tres fascículos d'esta «Revista». Tambem em sua sessão geral de 29 de março passado a nossa «Revista» foi apresentada á «Real Academia de Ciências exactas, físicas y naturales de Madrid» pelo snr. Dr. CARRACIDO; e a referida Academia resolveu não só agradecer expressamente a offerta e significar o apreço em que tem a publicação, como enviar por troca a sua Revista.
Os princípios fundamentaes da constituição material do universo cifram-se na existencia, na fôrma dos átomos e no modo porque se podem aggregar. A chimica hodierna desapparece como sciencia, se lhe minamos esta base.