Capa
Série I / Anno 1 / Número 9
1905
Descarregar revista
Um dos reparos feitos á nova organisação dos serviços de fiscaiisação dos generos alimentícios, sanccionada pelo decreto de 22 de julho do corrente anno, é que por ella se mantém a dualidade das inspecções, que até agora, melhor ou peor, se achavam descriminadas pelo Decreto de 17 de dezembro de 1903, que consignou a policia sanitaria dos generos a retalho á Inspecção sanitaria do ministério do reino, e a do commercio por grosso dos mesmos generos á Direcção geral de agricultu-ra. O novo decreto, mantendo pelo § I.0 do art. 2." a fiscalisação sanitaria do ministério do reino, torna a aggravar o mal, que com o diploma de 17 de dezembro se quiz attenuar, e desdiz dos considerandos que lhe servem de preliminar e commentario; volta-se ao systema de duas fiscalisações parallelas, uma agricola outra sanitaria, e porventura a apreciações diversas sobre os mesmos generos, o que é balbúrdia hygienica, como a classificou pessoa competente.
As nascentes sulfurosas d'Entre-os-Rios, pela sua sulfura-ção total, pela sua alcalinidade e pela temperatura e caudal caracterisam-se pelos seguintes dados (...) O caudal total dos 5 grupos é, portanto, em 24 horas, de 34:368 litros, ou cerca de 34 l/2 metros cúbicos, e ainda pode elevar-se muito, pois que a nascente de Curveira traz muita agua mineral perdida.
Determinação do acido úrico - A melhor reacção do acido úrico é a do murexide. Para doseamento, a commissão indicou a precipitação pelo acido chlorhydrico em 200 c3 de urina, pelo menos. (Pormenores = SPAETH, ob. cit., p. 152). Recommendam tambem o uricometro de RUHERMANN
O snr. DR. HESSEHNK apresenta no seu trabalho a analyse de 25 amostras de mostos, vinhos novos, geropigas branca, loura e tinta, e vinhos do Porto velhos. D'essas analyses deduz as seguintes conclusões, que offerecem interesse para o conhecimento de taes vinhos e de orien-tação aos analystas, na apreciação d'esses productos (...)
E de lamentar que aii;da se façam transacções commerciaes sob a base do areometro TESSA. O uso d'este instrumento pôde dar origens a conflictos e questões escusadas, por causa das quaes diversas vezes tem sido consultado o laboratorio municipal do Porto. Ainda ultimamente foi alli pedida a tabella de correspondência entre os dois instrumentos.
Methodo de KUHX pura a analyse da terra fina. - Este methodo é muito similhante ao de P. DE GASPARIN ; em vez de se fazer a decantação dos liquidos barrentos em um copo, como usava este auctor, KUHX empregava um cylindro tendo Om,28 de alto e Om,085 de diâmetro ; acima do fundo (0M,05), tem um tubo com uma torneira.

Com o louvável intuito de fazer desapparecer as desharmonias na nomenclatura chimica portugueza, propoz o snr. Con-selheiro ACHILLES MACHADO, 110 decurso do anuo de 1899, em sessão de 16 de junho, da Academia das Sciencias que uma commissão estudasse, entre outros assumptos, as regras a ado-ptar para fixar os nomes dos corpos simples, dos compostos e das funcções chimicas. Aqui inserimos uma modesta contribuição para esse estudo.


Depois que EOBERT KOCH, em 24 de março de 1882, descobriu nos productos tuberculosos um microorganismo especial, córando-se successivamente por uma solução alcoolica de potassa e de azul de methylena e depois por uma solução concentrada de vesuvina, EHRLICH, um mez depois, aperfeiçoava esta technica, substituindo o azul de methylena pela fuchsina ou pelo violete de methylo, a potassa pelo oleo d'anilina e descorando em seguida pelo acido azotico diluido. Estavam lançadas as bases da coloração especifica do bacillo da tuberculose e os methodos de ZIEHL, de NEELSEN, de KUHNE, de HAUSER, etc., têm todos por fundamento a resistencia que o bacillo da tuberculose apresenta a deixar-se descorar pelos ácidos mais ou menos diluídos, desde que tenha sido obrigado a córar-se pela acção simultanea d'uma tinta d'anilina e d'um mordente, empregados demoradamente a frio, ou mais rapidamente a quente.
Chimica inorganica: Constantes physicas do cálcio e do amalgama do cálcio - Estudo micrographico do meteorito de Canon Diablo- Esperiencias novas sobre a repro-ducção do diamante - Chimica organica: Synthese da menthona e do menthol - Algumas constantes do me-thano puro e acção do methanoy solido sobre o flúor li-quido - Chimica sanitaria: Aguas [potáveis sob o ponto de vista d'hygiene - A importação dos vinhos nos Esta-dos-Unidos -Algumas das principaes falsificações de vinho praticadas ao abrigo da lei - A fiscalisação sanitaria dos generos alimentícios - O doseamento racional do gluten nas farinhas - Chimica technica: Cassoneira de Mossa-medes - Sobre a transformação da amyJocellulose em amido -Sobre a retrogradação dos amidos artificiaes - Sobre a saccharificação dos amidos artificiaes pelo malte - Hydrologia medica: Impressões de viagem no Alem-tejo e Algarve - Aguas medicinaes de Monchique, Tavira e Moura
Na aldeia que tem por nome Santa Cruz situada em um pequeno mas aprazível valle, nas margem do rio Tuella, no concelho de Vinhaes, dá-se um phenomeno dos mais singulares. Na parte mais alta da povoação, no sitio a que chamam a Beliqueira vêem-se as ruinas d'uma antiguissima capella e em torno d'ella um espesso arvoredo; n'uma circumferencia de 40 a 60 pés d'alli apparece todas as noutes uma luz mortiça que ora augmenta, ora desfallece á imitação da de candeia próxima a apagar-se; no que, porém, ainda mais consiste a singularidade do phenomeno é em que tal luz se não vê de perto; e mesmo de dentro da povoação poucas vezes e de poucos sitios se avista e só de pontos fronteiros e fora do povo perfeitamente se distingue. Numerosas experiencias hão provado que não é fixa. mas sim movei na circumferencia aue dissemos.
Annuncia-se que se tenta produzir industrialmente a levulose, em condições de preço vantajosBS para poder ser usada na alimentação dos diabéticos. A patente foi tirada em Inglaterra pelo snr. S. STEIN. A levulose, como é sabido, deriva da hydrolyse da inulina, o amido especial dos tubérculos das dahlias e das tuberas tupenambores; mas STEIN. reconheceu que ella existe também nas raizes da chicorea, n'uma proporção de 10 a 12 °/0, em quantidade muito maior do que vem consignados nos livros.
A importante publicação periodicar. Hewue international des falsifications et d'analyses des matières alimentaires, que se publica em Paris, e está no 18.0 anno de existencia, dá no numero de maio e junho do corrente anno a noticia da apparição da nossa revista, por fôrma que obriga ao nosso reconhecimento, que aqui consignamos, particularmente ao snr. CU. FRANCHE, seu redactor em chefe e director. No mesmo numero, o referido jornal transcreve integralmente do nosso primeiro numero, o artigo a Sur quelques erreurs au sujet des «geropigas» portugaises et des traitements des vins de Torto», do snr. Prof. FERREIRA DA SILVA.