Capa
Série I / Anno 1 / Número 11
1905
Descarregar revista
A lei de pharmacia determina que se realise, em sessão solemne, a abertura das aulas. Tenho, mercê do acaso, a primazia de inaugurar este acto, a que outros succederão de mór luzimento, quando vozes mais authorizadas se ouvirem. Faço-o, porém, com verdadeiro prazer; visto que a satisfação intima da consciência do dever cumprido me recompensa prodigamente da ardua tarefa. E, só por isso, eu ouso esperar que a selecta assembleia, n'uma acolhida amavel, me escute com benevola deferencia. Meus senhores: Rasgado pelos portuguezes um novo caminho para a India, e livre a navegação para o Oriente da tutella do sultanato de Alexandria, alargam-se os horisontes do acanhado mundo de STRABÃO e, apoz os aventureiros, seguem os naturalistas, vulgarisando a flora de outros climas e a fauna de afastados continentes.
Determinação do grau de dissociação, pela medição das conductibilidades electricas Chamaremos resistencia electrica especifica de um conductor metallico ou de um electrolyto á resistencia opposta á passagem da corrente electrica por um cubo da substancia considerada, com a aresta egual a um centimetro, comparada essa resistencia com a de uma columna de mercúrio de lm,063 de comprimento e um millimetro quadrado de secção, á temperatura 0°. Esta ultima resistencia, que tomamos para unidade, tem, como se sabe, o nome de ohm.

Segundo MAZURE, para que as analyses sejam comparaveis, Ó preciso que a vasão maxima do frasco de MARIOTTE seja tal que o decantador se encha em 2 minutos, começando a levigação com uma velocidade de corrente inferior a esta. Isto, porém, não basta para se conseguir este resultado, porque a configuração e as dimensões da alonga tem uma grande influencia no movimento das particulas, e, conforme a altura do decantador, muito embora se attenda ás indicações de MAZURE, a ve-locidade do liquido dentro d'elle será variavel. Uma partícula fina não é arrastada para o vaso de precipitar senão quando a velocidade da sua queda em agua parada fôr inferior á da agua corrente; no caso contrario fica no decantador. Assim, uma particula que em uma alonga poderia ser arrastada pela corrente da agua, em outra alonga mais alta pôde ficar no decantador, apezar de em ambos os casos se attender ás indicações de MAZURE.


Continuando as nossas investigações sobre o azeite, pareceu-nos de interesse estudar as suas alterações nas conservas de peixe e as relações entre o azeite e o oleo de peixe. Este assumpto ó de alta importancia para se determinar se um azeite de conserva é sophisticado. A extrema amabilidade do proprietário d'uma fabrica de conservas em Setúbal devemos o material necessário para os ensaios, como conservas fabricadas, sardinhas frescas e azeite que serviu para a confecção das ditas conservas, empregando-se para cada ensaio o oleo de duas latas.
Trasladamos para vinhos licorosos os termos Sussweine e susse Weine (vinhos doces e adoçados) empregados pelo auctor. O nosso eminente mestre FERREIRA LAPA institue, na sua classica Technologia rural (3." edição, 1885, p. 362), a divisão equivalente em vinhos licorosos d'origem, e vinhos licorosos de artificio. As nossas leis e regulamentos sobre o commercio de vinhos não empregam as palavras - vinho licoroso, por opposição a - vinho de pasto (decreto de I de setembro de 1894, art. 23.°, e ainda o ultimo decreto de 22 de julho de 1905, art. 44. O snr. VISCONDE DE VILLAR
Pelo decreto de '23 de dezembro de 1899 a fiscalisação e-tão existente dos vinhos e azeites foi estendida tambem aos vinagres, estabelecendo o § único do artigo 45.° que o limite miriimo para a força acética do vinagre será de 4 por cento de acidez total, computada esta no seu equivalente de acido acético. O decreto de 17 de dezembro de 1903, que organisou os serviços de fiscaiisação technica dos productos agrícolas e de sanidade pecuaria, eleva aquelle limite a 5 % de acidez total; e o mais recente diploma relativo á fiscaiisação de substancias alimentares, o decreto de 22 de julho de 1905, organisando os serviços de fomento commercial dos productos agricolas, não modificou aquella disposição, como, aliás, genericamente deixa em vigor os limites estabelecidos, emquanto não se approvarem disposições novas, propostas pela Commissão technica dos methodos chimico- analyticos.
Tendo-se offerecido ensejo de ultimamente analysar no Laboratorio municipal d'esta cidade algumas amostras de leite falsificadas com assucar (*) procurei realisar com ellas a reacção precpnisada pelo snr. COTTON (*) para a investigação da saccharose, que consiste em addicionar a 10 cs de leite suspeito 10 C3 de uma solução de molybdato de ammonio em agua acidulada por acido chlorhydrico.
Hydrocarbonetos e radicaes hydrocarbonados.-a) Carbonetos saturados ou formenicos CnH2"+2. Em todas as linguas latinas os nomes d'estes hydrocarbonetos são masculinos. Dizem os francezes - Ie méthane, Véthane, Ie propane...; os italianos e hespanhoes egualmente - il ou el metano, eta.no, propano... O congresso de nomenclatura chimica de Genebra (1902) deu o mesmo genero a todos os hydrocarbonetos saturados, aos quaes cabe a desinencia franceza em ane; ex.: Ie méthylbutane (WÜRTZ-FRIEDEL, Diet, de chimie, 2.6 supp. t. n, p. 1063).
Chimica sanitaria: Rapport sur les travaux du laboratoire d'analyses de i'État à Louvain, pendant 1'exercice 1904
Estatística dos actos de Chimica na Academia Polytechnica em 1904-1905; Orações de sapiência nas Escolas medica e de pharmacia;
Por este tempo (1905) haviam sido remettidas do Brazil diversas qualidades de cascas, que vieram lisongear a esperança de poderem supprir a quina peruviana. O governo remetteu estas cascas para os differentes hospitaes de Lisboa e Coimbra, convidando os práticos a estudal-as e a determinar o seu verdadeiro valor. Occupou-se immediatamente d'este valor o DR. GOMES, e, segundo o seu costume, empenhando todas as diligencias para alca-çar um resultado util, o que veiu a conseguir, e de modo assignalado. Foi, com effeito, consequência de todo este trabalho a sua descoberta da cinchonina, cuja primeira noticia appareceu na publicação que fez com o titulo de - Ensaio sobre o cinchonino, e sobre a sua influencia na virtude da quina e de outras cascas. - Este escripto foi impresso nas - Memorias da Academia, t. 3, anno 1812.