Capa
Série I / Anno 3 / Número 2
1907
Descarregar revista
A industria do alumínio foi fundada em França, por HENRI SAINTE-CLAIRE DEVILLEj em 1854. Na sua memoria sobre o aluminio, publicada em 1855, refere-se á sua densidade tão fraca que eguala a do vidro. «Intermedio entre os metaes communs e os metaes preciosos por algumas das suas propriedades, é superior aos primeiros nos usos da vida domestica pela innocuidade absoluta das suas combinações».
Toutes Ies tentatives faites pour reverdir Ies conserves de petits pois et d''autres légumes autrement que par Ies seis de cuivre ont echoué. Ni la chlorophylle, proposée en 1887 par Guillemare et Lecourt, et mise au commerce plus tard, en 1892, par la maison Metra de Paris; ni Ies matières colorantes artificielles, reputées inoffensives - paraissent avoir jusqu''ici donné des resultats pratiques de quelque importance.
A amostra de vinho a que se referiu esta consulta era de um vinho verde rascante, não apresentando nada de anormal, nem á prova, nem ao exame microscopico, nem na coloração, que era a de vinho natural, e dando á analyse os seguintes resultados numéricos: (...)
Pergunta-nos um magistrado se, em face dos resultados de uma analyse de leite, na qual apenas estão consignados os resultados seguintes: (...) este leite deve ser considerado falsificado pela addição de agua e nocivo á saúde.
Chimica organica: Sur Ie dosage du glycogene; Chimica mineralógica: Guadarramita; Chimica sanitaria: Les sucres, Ie café, Ie thé, Ie chocola; Hygiene: Keorganización dei servicio de la limpieza de Madrid
Chimica mineralógica: As minas de cobre de Angola.; Chimica sanitaria: Instrumentos para a industria de lacticínios; Emprego do leite desnatado; Chimica technica: Sobre o mechanismo da influencia dos ácidos, das bases e dos saes na liquefacção da gomma de fécula; Travessas do caminho de ferro; conclusões do ultimo congresso internacional ; Chimica medica: Perigos dos vapores de oxychloreto de carbono na chloroformisação e meio de os evitar; Chimica biologica: Sobre a verdadeira natureza das glucoproteinasa de Lepierre; Cultura dos microbios em meios chimicamente definidos
THEORIA ELEMENTAR DAS AMIDAS Os ácidos orgânicos, hydroxydos de radicaes ácidos oxygenados cotno os alcooes são hydroxydos de radicaes alcoolicos, neutralisam, como os ácidos mineraes, o ammoniaco por addição directa, gerando-se por este modo saes ammoniacaes dos ácidos orgânicos. Se o acido fôr monobasico, forma-se só um sal, que é neutro; se fôr bibasico obteem-se, consoante as proporções dos corpos reagentes, dois saes: um sal-acido monobasico, corpo de funcção mixta; e um sal-neutro.
Os vencimentos do professorado superior em Hespanha, nos outros paizeV e em Portugal; Symbolos abreviados officiaes do systema métrico; Alfredo Nobel; Laboratorio municipal de Paris; Curso de M.me Curie; Laboratorio chimico municipal do Porto (movimento durante o anno de 1906 e no mez de janeiro de 1907); As geropigas portuguezas e a preparação do vinho do Porto > 74-79; Direcção da Fiscalisaçao dos Productos Agrícolas
Acabamos de saber do fallecimento do celebre chimico russo, no dia 2 do corrente. Foi victima de uma pneumonia, na edade de 73 annos. Era professor de chimica na Universidade de S. Petersburgo, membro da Academia imperial da mesma cidade, e director do laboratorio de pesos e medidas do Império. Em 1889 fôra eleito membro correspondente da Academia das sciencias franceza.
Professor da Escola Medico-Cirurgica de Lisboa, socio da Academia Real das Sciencias, director geral de saúde e beneficencia publica e director de enfermaria no Hospital Estephania, falleceu com 68 annos de edade em Lisboa o conselheiro JOÃO FERRAZ DE MACEDO. O nosso collega - Oazeta de Pharmacia -de Lisboa, consagra á sua me-moria, no n.o 32 de dezembro ultimo, sentidas paginas. O finado foi em tempo o fundador do Correio Medico de Lisboa
Eis o nome d''um novo que a morte acaba de ceifar, e que deixa em nós, que o guiamos em alguns dos seus estudos, uma profunda saudade.
Em julho de 1906 falleceu na Bahia o illustre medico-legista, professor de medicina legal na Escola Medica da Bahia, DR. RAYMUNDO NINA RODRIGUES. Terminando o seu curso medico em 1887, tomou posse da cadeira de me-dicina legal pela vaga do Prof. VIRGILIO DAMASIO, em 1895; desde então NINA RODRIGUES, eminente clinico, dedicou-se com enthusiasmo a ques-tões de medicina legal, salientando-se, no dizer do seu compatriota DR. ULYSSES PARANHOS (''), como o mais profundo cultor da anthropologia criminal no Brazil.
E glorioso para Portugal e para o Brazil, que entre os primeiros mineralogistas do principio d''este século, dois dos mais illustres e dos mais glorificados pelas grandes auctoridades da sciencia sejam filhos d''aquella patria, que então conglobava n''uma só nacionalidade o Brazil e Portugal. Um portuguez americano, JOSÉ BONIFACIO, descobriu e descreveu as que, por imper-feito confronto crystallographico, suppunha especies distinctas entre si. Um portuguez da Europa, MONTEIRO, sem desluzir a gloria do seu eminente compatriota, rectificou a diagnose d''aquelles dois novos mineraes, e, anticipando-se aos maiores mineralogistas, estabeleceu pelo profundo exame geometrico a identidade, depois reconhecida e consagrada por todos os mestres da sciencia.