Capa
Série I / Anno 5 / Número 7
1909
Descarregar revista
1. Quoique je n''aie pas en l''occasion de travailler avec des vins dont 1''autlienticité, la pureté et l''origine m''étaient connues, je communique cependant Ies résultats de plusieurs analyses pour montrer à quelles variations peuvent être soumis Ies nombres pour quelques espèces de vins rouges bon marché qui sont dans Ie commerce. Il est vrai que par cela on ne peut pas atteindre la fixation de nombres-limites, mais on aura un aperçu dans la composition de quelques vins rouges d''origine plus ou moins douteuse; ce qui en tout cas peut servir pour !''appreciation de Timportance d''une détermination en masse des acides organiques non volatils qui se trouvent dans Ies vins rouges.
I. As grandes niachinas a gaz do universo; II. A situação do mercado do aluminio; III. A fabricação do celluloide no Japão ; IV. O tratamento dos restos da lata na Allemanha; V. Sobre o emprego d''uma alta percentagem de ferro-silicio na fundição ; VI. Os perigos da formação do fulminato de prata; VII. Sobre a addição d''ar ao gaz bruto da hulha; VIII. A respeito do carboneto de aluminio; IX. Acção d''uma corrente de chloro sobre os boretos de ferro e manganesio
Aproveito os ocios d''uma viagem extraordinariamente calma a bordo do magnifico paquete Kcenig Friedrinh August para cumprir a minha promessa de dar-lhe umas notas de impressões pessoaes ácerca do Congresso a que acabo de assistir em Londres. Que os preparativos burocráticos do Congresso, apesar de uma tal e qual parcimônia na distribuição dos convites, nada ou pouco deixaram a desejar, creio já lh''o ter dito. Não houve hesitações nem perdas de tempo, por parte do Secretariado Qeral de Londres, em retribuir a remessa das quotas pelo envio dos cartões de congressista e das informações subsidiarias. Correu tudo, como entre nós se costuma dizer, com pontualidade ingleza.
Les applications directes et indírectes de Felectricite, à la médeeine et à la chirurgie; A questão do Laboratorio Municipal de Chimica do Porto; Notice nécrologique sui J. F. Nery Delgado; Catalogo general de curvas
Curso livre de chimica elementar na Academia dos Estudos livres em Lisboa
Se da China passarmos ao Japão,n''uma obra japoneza intitulada Sati-kai-mei, san-dru-ye, que quer dizer - Representação e descripção das mais celebres producções terrestres e marítimas -, uma parte da qual se acha no museu japonez de Leyde e outra no museu real da Haya, encontramos como facto historico asseverado pelos chronistas japonezes que, no anno 27 antes de Jesus-Christo, a comitiva de um príncipe de SiN-RA, antigo estado da Coréa, veio estabelecer-se no Japão, e ahi fundou a primeira corporação de fa-bricantes de porcellana. Entretanto esta industria não se aperfeiçoou consideravelmente nos primeiros séculos, e o Japão importava a maior parte das suas louças da China, até que no anno de 1211 um fabricante japonez, KATOSIRO UYE-MAN, foi á China acompanhado de um bonzo aperfeiçoar-se nos proces-sos de tão bella fabricação, e desde essa epocha data o verdadeiro progresso da admiravel louça do Japão.