Capa
Série I / Anno 5 / Número 8-9
1909
Descarregar revista
O processo para se obter o chloreto de sodio da agua do mar, por meio de marinhas, é o mais importante ramo da indus-tria salineira. Esta importancia sobe de ponto em Portugal, que é banhado a norte e a oeste pelo oceano Atlântico, e onde a temperatura durante o verão se conserva sempre elevada - condições geographicas e climatológicas, as mais favoraveis ao desenvolvimento das marinhas.
Os corpos compostos comportam-se de um modo assaz variado, segundo a sua composição, em presença do oxygenio atmospherico. Se são formados de substancias oxydaveis, cada uma d''ellas oxyda-se por sua conta. Assim o acido sulfhydrico, oxyda-se transformando-se em anhydrido sulfuroso e agua.
importancia d''estes agentes - resulta, essencialmente, da natureza dos actos vitaes que, na sua grande maioria, são acções chimicas (o organismo vivo é uma machina chimica). A extensão do seu papel em pathologia é grande visto que interveem (..)
A fixação das cifras limites legaes para a composição dos generos alimentícios só é admissível quando esta composição varia dentro de limites muito restrictos; ou, no caso d''estas variações serem grandes, quando possam ser modificadas pelo fabrico. No caso dos generos de composição muito variavel, não modificável pelo fabrico, a fixação dos algarismos limites é em des-vantagem do productor, porque elle não pôde conhecer, sem fazer proceder a analyses continuas, se os productos naturaes que fabrica são ou não conformes com a lei; está, portanto, continuamente exposto a processos judiciaes e a condemnações immerecidas.
Eis a summula de alguns factos ultimamente occorridos em relação ao Laboratorio Municipal do Porto. Em 9 de junho passado o snr. Prof. CANDIDO DE PINHO, lente da Escola Medico-cirurgica do Porto e Vice-Presidente da Camara, communicava ao director do Laboratorio que a Camara resolvera proseguir no processo disciplinar, «iniciado no inqué-rito ao funccionamento do Laboratorio Chimico e Posto Photo-metrico Municipal»; e remettia-lhe os resultados do inquérito expressos no relatorio impresso da Commissão inquiridora, que é um volume em 8.° de vi-237 pag., sob o titulo: «O Laboratorio Chimico Municipal do Porto - Relatorio da commissão de inquérito, approvado em 31-XII-1907; Porto, 1909», a que em outro logar nos referimos.
Assim como se pôde vêr nos meus diversos relatorios sobre a Ilha da Madeira, tem-se appellado muitas vezes para a sciencia chimica afim de reconhecer a composição qualitativa e quantitativa dos corpos encontrados. Fazendo-o, tive occasião de considerar, sob um ponto de vista novo, as analyses das diversas substancias da Ilha, em particular dos silicatos e dos carbonatos.
Por officio de 17 de julho foi convidado o director d''esta Revista, na qualidade de lente da Academia Polytechnica, a comparecer no tribunal do 1.° districto, no dia 22 do mesmo mez, afim de responder ao que Ihe fosse perguntado, no interesse do serviço publico.
O Laboratorio Ghimico Municipal do Porto; Eesposta ás accusações sobre a administração do Laboratorio Municipal e Posto Photometrico do Porto; Annuario do Lyceu Central de Lisboa, Publicação sobre os instrumentos de precisão cenologicos; vulgarisa-ção da chimica cenologica-alcooes, aguardentes, vinagres, cidras; Université catholique de Louvain; Souvenirdu cinquantenaire professoral de M. Louis Henry. 8 mai 1909
O Lavrador. Projecto de creação de um Instituto de chimica na Faculdade das sciencias de Paris
Homenagens ao Laboratorio Chimico Municipal; Sociedade Pharmaceutica Lusitana; celebração do 74.° anniversario da sua fundação; 2.° Congresso para a repressão da fraude; Homena-gem da Sociedade Pharmaceutica Lusitana ao director d''esta «Re-vista»; Procuradoria geral • » 318-323 Homenagem á memoria de Antonio Augusto de Aguiar, no 22." anno do seu fallecimento
Fez em 4 d''este mez de setembro exactamente 22 annos que baixou á sepultura este distinctissimo professor e chimico de entre os primeiros d''este paiz. Como modesta homenagem á sua memoria, aqui inserimos, com o seu retrato e o autographo d''uma carta que tivemos a honra de receber d''elle, o artigo que escrevíamos dois dias depois do seu fallecimento e foi publicado em A Província, jornal que então se publicava no Porto...
Com grande sentimento damos aos leitores d''esta Revista a noticia do fallecimento de RODRIGUES DE MORAES, O distinctissimo agronomo. O nosso collega-Gazeta das Aldeias consagra á memoria do seu illus-tre collaborador todo o seu n.o 714 de 5 do corrente mez de setembro. Associamo-nos por dever a essa homenagem, que por todos os títulos lhe era devida.