Capa
Série I / Anno 6 / Número 11
1910
Descarregar revista
É a obra classica de FRESENIUS sobre analyse que serve geralmente de guia na analyse das aguas mineraes. O volume dedicado á analyse quantitativa encerra uma marcha que, com poucas modificações, serve ainda hoje de base á maioria das investigações d''este genero. A morte de FRESENIUS tem impedido X publicação de novas edições corrigidas da sua importante obra, limitando-se unicamente a reimpressões; d''onde resulta que al-guns dos methodos já são antiquados e podem ser substituídos por outros de pratica mais fácil e de resultados mais exactos.
Nota. - Por circumstancias que o leitor certamente não desconhece vejo-me no extrangeiro, sem os meus livros, sem os meus apontamentos para completar o estudo encetado no numero precedente d''esta Revista. Peço, pois, vénia, para concluir esse mesmo estudo com a publicação da nota que tive a honra de apresentar pessoalmente ao 2.o Congresso internacional da Radiologia e Electricidade, reunido em Bruxellas em setembro passado. Vae tal qual sem modificar sequer o texto, comquanto n''elle se exponham algumas idéas expendidas na primeira parte do artigo.
Pulverisa-se o sal de maneira que constitua uma amostra homogenea; pesam-se d''ahi 10 gr. que se dissolvem em 200 cc. d''agua distillada e introduzem-se 20 cs de solução, correspon-dentes a 1 gr. de materia, n''uma capsula de platina com cêrca de 80 C3 d''agua e 2 gr. d''acido sulfurico ou azotico. Faz-se communicar a capsula com o polo positivo d''uma pilha ou d''um accumulador, e mergulha-se no liquido um cadinho ou uma espiral de platina, exactamente pesados antecipidamente e ligados ao polo negativo. Com uma corrente de cêrca de 0,2 ampères, sobretudo se se aquece ligeiramente, está a electrolyse terminada apoz 8 ou 10 horas.
Por occasião da morte do sábio genial, houve jornaes pouco affectos que publicaram a nota seguinte: RENAN compoz um epitaphio para o tumulo de BERTHELOT: «Aqui jaz BERTHELOT, no único logar que não ambicionou!» .A historia é bem diversa: - Um empregado no laboratorio do celebre chimico imaginou a descripção dos seus funeraes. Deante do tumulo do sábio um collega tomaria a palavra, celebraria as suas qualidades, elogiaria os seus méritos e concluiria: «É este, meus senhores, o único logar que o grande sábio nunca ambicionou!»
O Laboratorio municipal de chimica do Porto. O 2.° Congresso internacional para a repressão das fraudes; O professor Armand Gautier; Director e redactores da «Broteria . Um appello aos homens de boa vontade; As falsificações do açafrão; Pesos atomicos internacionaes;