Capa
Série I / Anno 7 / Número 9
1911
Descarregar revista
Este trabalho teve por fim fazer o estudo da differenciação chimica e da determinação quantitativa das albuminas do leite, como partidario da pluralidade das mesmas. A existencia dos tres albuminóides distinctos no leite (caseína, lacto-globulina e lacto-albumina) ha muito que vem sendo demonstrada e tem sido confirmada por vários auctores; a estas albuminas ha ainda a accrescentar uma outra - a opalisina (2), mas esta em tão diminuta quantidade que difficilmente se consegue obter ou isolar no estado de pureza chimica.
Eu sinto-me bastante commovido n''este momento em que o nosso illustre diestro chimico o snr. Conselheiro FERREIRA DA SILVA me dá a alternativa, e me entrega a farpa para tourear os ácidos voláteis dos vinhos portuguezes (Risos). Agradeço muito penhorado as suas palavras elogiosas, lamentando ao mesmo tempo que o insigne mestre tivesse contrahido, em meu nome, dividas que nunca poderei pagar. Vou esforçar-me, entretanto, para, ao menos, arranjar uma bancarrota decente.
Inserimos ha dois annos n''esta Revista (*) uma noticia sobre um caso de salicylagem de vinhos, mal apreciado nos tribunaes da Romania, a consulta do DR. C. SUMULEANU, que julgára adulterado o vinho, e a nossa resposta. Depois foi publicado um opusculo d''este chimico, a que também nos referimos. Ao que parece, a nossa resposta ao Dr. C. SUMULEANU pareceu ao perito de defeza, o snr. DR. RIEGLER, contradictoria com uma proposta feita no congresso de Roma pelo snr. DR. MAST-BAUM e por mim (x). Assim se explica a seguinte carta que d''elle recebemos no começo d''este anno.
Não faltam a Portugal mineraes, e mesmo muito bons; mas os poucos jazigos em exploração não estão de maneira alguma em relação com o grande numero de concessões mineiras que existem e com a grande riqueza de certos minérios. A que é isto devido? A condições economicas, mal comprehendidas, mas so-bretudo a uma maneira completamente defeituosa de considerar as questões mineiras.