Capa
Série I / Anno 7 / Número 11
1911
Descarregar revista
Na regencia da disciplina de chimica na 6.a classe dos lyceus em que o programma é theorico e relativamente pequeno, ha margem para o professor fazer lições praticas uma ou duas vezes por semana. No actual anno lectivo, tendo a meu cargo duas turmas dessa classe, resolvi modificar a orientação das lições praticas que em annos anteriores tinha realisado, por um programma em que synthetisasse os conhecimentos adquiridos na chimica des-criptiva dada nas classes passadas.
À la fin de 1910 a paru en Allemagne Ie meilleur ouvrage qui ait été publié sur Ies questions du caoutchouc. Le livre intitulé «Le caoutchouc et ses essais» a été écrit par Ie Prof. HINRICHSEN et l''ingénieur MEMMLER, collaborateurs à la station royale d''essai des matériaux de Gross-Lichterfelde. Après la discussion approfondie de la partie générale, Ies auteurs parlent en détail, d''une part de l''analyse chimique du caoutchouc, de l''autre des essais mécaniques du caoutchouc. En ce qui concerne ces der-niers, Ie livre est tout-à-fait unique: c''est Ie seul qui parle des es-sais de résistance du caoutchouc et des nombreuses machines employées pour ce, en étudiant spécialement l''influence qu''ont des additions de matières étrangères au point de vue de la résistance du caoutchouc..
A notável dedicação profissional do lente de clinica medica da Faculdade de Medicina do Porto, snr. DR. THIAGO D''ALMEIDA, manifestou-se mais uma vez exhuberantemente no final do anno lectivo de 1910-1911 com uma excursão dos novéis medicos do curso que S. Ex.a nesse anno regeu, a algumas das estancias hydromineraes do norte do paiz. A utilidade pratica d''essa digres-são d''estudo não necessita ser encarecida, tão evidente ella se affigura a todos os espíritos, mesmo aos de leigos. Registemos, porém, nestas paginas, não todos os detalhes narrativos do passeio porque essa missão cabe ao nosso collega AMÉRICO PIRES DE LIMA, que na Gazeta dos Hospitaes do Porto, está publican-do uma série d''Artigos a tal respeito mas apenas algumas das impressões pessoaes que a excursão nos suggeriu e que condensaremos em poucos períodos. Poremos de parte minuciosas referendas ás indicações therapeuticas das aguas e installações hydromedicinaes. Esse ponto que constituiu sem duvida a parte mais importante do objecto da excursão, que visava principalmente, como era natural, a pratica clinica, encontrou largo e cabido desenvolvimento nos Artigos referidos. Um assumpto merecerá especial attenção neste rápido bosquejo descriptivo: a parte chimica do estudo realisado.
Publicamos a seguir os dois documentos seguintes, referentes á apreciação dos vinhos portuguezes, segundo a relação do álcool para o extracto secco. Como se vê da resposta dada ao Director do Laboratorio da Alfandega de Cette, entendemos que não pôde, sem restricções, adoptar-se para tal fim o mesmo limite que é adoptado officialmente em França.