Capa
Série I / Anno 7 / Número 12
1911
Descarregar revista
Publicamos a seguir os dois documentos seguintes, referentes á apreciação dos vinhos portuguezes, segundo a relação do álcool para o extracto secco. Como se vê da resposta dada ao Director do Laboratorio da Alfandega de Cette, entendemos que não pôde, sem restricções, adoptar-se para tal fim o mesmo limite que é adoptado officialmente em França.
Quasia o mesmo tempo que PAUL SCHUTZBENBERGER, O chimico eminente, de que no «Instituto» deu uma noticia, lúcida, completa e muito sentida, um meu distincto amigo e collega, pagou o seu tributo á morte o DR. CARLOS REMIGIUS FRESENIUS. Ambos amaram escrupolosamente a verdade e a exactidão scientificas; ambos eram um pouco indisciplinados no tocante ás doutrinas theoricas correntes na sciencia, n''este periodo de renovamento collossal de ideias e de syntheses; mas a sua indole era diversa, e as províncias do saber chimico que cultivaram bastante distinctas.
O nó da questão que me é posta é o seguinte: Pôde, e deve, considerar-se comestível o oleo obtido por pressão, a frio ou a quente, das sementes de colza - Brassica campestris, e suas variedades? Á face dos elementos que me fornecem os profissionaes mais auctorisados na materia, respondo: o oleo assim obtido não é proprio para alimentação, mas é apenas um oleo industrial.
MAURANTONI O (DR. L.). L''arsenico n''ella Scienza, n''ella Industria e negli Avvelenamenti; JEREMIAS DA COSTA. -Recherches sur Ies dérivés des isodypnopinacolènes et de dypnopinacolènes; VITALI (DIOSCORIDE). Compendio di Iesioni de chimica organica, fermaceutica e tossicologica; CHACÓN (ANÍBAL). La molécule cyclique-une nouvelle hypothèse sur Ie benzine. Allotropie et isomérie; REBELLO DA SILVA (LUIZ). -Les engrais azotes et Ia cya-namide de calcium;PIRES DE LIMA (AMÉRICO).-O valor hygienico do leite no Porto; Desinfèccion; FORMENTI (DR. CARLO). - Residu industriali: utilizzazioni, recuperi; CORREIA DOS SANTOS Problemas e manipulações chimicas; industrias chimicas em Portugal; VIRGILIO MACHADO. Albuminuria e cylindruria estudo semiologico baseado na observação chimica e urologica; COSTA (FRANCISCO JOSÉ DA).Medicamentos e preparações externas usuaes na homeopathia; Pharmacia Moderna (A); COELHO D''ANDRADE (JOSÉ) - Caldas da Saude nas proxi-midades de Santo Thyrso. Considerações ácerca do projectado trans-porte das águas para a villa; MAXIMIANO LEMOS.Ribeiro Sanches. A sua vida e a sua obra; BETTENCOURT RAPOSO (P. A.). A Escola Medico-cirurgica de Lisboa em 1909-1910; MELLO DE MATTOS QOSE MARIA DE). Hulha branca e hulha verde; QUILLAUMIN (CHARLES). Étude chimique et pharmaceutique des thymols synthétiques;
Homenagem a LATINO COELHO; Escolas de Pharmacia; conferencia do Prof. PAUL SABATIER na Sociedade de chimica de Berlim em 13 de maio do corrente anno; A respeito da composição dos sabões de consumo no Porto; Informação do Laboratorio Químico y Micrográfico Municipal de Valladolid; Distincção honorifica ao snr. Pellet; Os vinhos portuguezes na Allemanha; Instituto internacional de Chimica analytica; Regulamento sobre farinhas e farelos de 22 de julho de 1905.Substituição de um artigo; Universidade do Porto.; Instituto de analyses chimico-toxlcologicas;Monumento a Van''T Hoff; Comité nacional portuguez para o 2.° Congresso da alimentação; Missão scientifica ordenada pelo governo russo; Laboratorios Municlpaes; Garantias de direitos ao pessoal medico nas recentes reformas de ensino; Fiscalisação dos azeites hespanhoes de importação; Sociedade Chimica Portugueza; Reminiscências de caso celebre; Tabella dos pesos atomicos internacionaes para 1912; Broteria.
O illustre chimico hespanhol, de que damos a noticia necrologica, nasceu em Tarragona, e era filho de um medico distinctissimo. Doutorado pela Faculdade de Sciencias de Madrid (1883), e graduando-se mais tarde também na de Pharmacia (1887), auxiliar durante annos nas duas Faculdades, e tendo-se consagrado muito a trabalhos de laboratorio, foi em 3 de janeiro de 1903 nomeado cathedratico de anaylse chimica na Faculdade de Sciencias. Fez importantes estudos relativos a analyse chimica, um dos quaes - Acção dos sulfuretos sobre os nitroprussiatos; causa da coloração resultante e das suas variações - foi não só publicado n''esta Revista, t. II (1906), como em diversos periodicos scientificos allemães, especialisando o Zeilschrift fur analyt. Chem.. de FRESENIUS.
O professor SPRING regia em Liège os cursos de chimica mineral e organica, e occupou-se com grande interesse de elevar a cultura chimica na Bélgica, dotando as Universidades de meios de trabalho experimental neces-sários para o ensino e a investigação. Os seus trabalhos sobre a plasticidade de matérias solidas a alta pressão e as suas combinações, sobre o estado colloidal e a coloração dos gazes, dos líquidos e dos vidros, foram acolhidos com interesse pelos homens de sciencia.
Falleceu este chimico belga, que fez seus estudos e exerceu o magistério de chimica geral na Universidade em Oand desde 1861 a 1903, jubilando-se n''este anno.
Na edade avançada de 86 annos falleceu em 30 de setembro ultimo o eminente chimico francez TROOST, muito conhecido entre nós pelos seus livros didácticos de chimica, e apreciado em todo o mundo scientifico pelos seus trabalhos de physico-chimica sobre densidades de vapor, e a dissociação, e sobre o lithio, os compostos de ziconio, de thorio, de nibio e de tantalo, bem como sobre os aços e o ferro coado, etc. Era o extincto o ultimo representante da escola de chimica de HENRI SAINT-CLAIRE DEVILLE, da qual fizeram parte DEBRAY, HAUTEFEUILLE DITTE JOLY.
O grande movimento intellectual dos séculos modernos se, repartindo as sciencias e attribuindo a cada investigador uma província distincta do saber, facilitou os descobrimentos, como que esteve mutilando as feições da natureza e deslustrando na sua physionomia a expressão, com que a assignalou o Creador.
A Sociedade Chimica !portugueza tem por objectivo radicar, cultivar e desenvolver em Portugal o estudo da sciencia chimica e das sciencias com esta connexas. Para conseguir este fim a Sociedade Chimica Portugueza a) realisa sessões scientificas periódicas e extraordinarias; b) publica um jornal scientifico dando conta de trabalhos relativos á sciencia chimica e congeneres; c) organisa e mantém uma biblioteca com um gabinete de leitura chimica na séde da Sociedade; d) põe-se em contacto com sociedades scientificas, nacionaes e estrangeiras.