Capa
Série I / Anno 8 / Número 3
1912
Descarregar revista
O Oitavo Congresso Internacional de Chimica AppIicada realisar-se-ha no outomno do corrente anno nos Estados-Unidos da America do Norte, devendo ser aberto na quarta feira, 4 de setembro, em Washington, pelo sr. Presidente dos Estados-Unidos, e effectuando-se as sessões scientificas em NoVa York, desde sexta feira, 6 de setembro, até sexta feira, 13 de setembro.
Tempos houve, e não vão longe, em que o papel e a utilidade da cultura das sciencias, para manter o prestigio moral e a força das sociedades, eram completamente desconhecidos ou mal apreciados. A sciencia era tida como obra esteril, entretenimento de luxo ou de curiosidade, servindo, quando muito, para os grandes e poderosos da terra. Houve na revolução francesa espíritos es-treitos que inculcaram «a inutilidade da casta dos sábios especulativos, cujo espirito vagueia constantemente por sendas perdidas na região dos sonhos e das chimeras», e não hesitaram em affirmar que «a republica não tinha obrigação de fazer sábios, nem lhes crear privilégios»; mas sim, apenas de contribuir para a instrucção geral a todos os cidadãos! E até um chimico (foi FROU-CROY, ha de tudo neste mundo!), renegando a sua missão e as dignidades académicas, fulminava «as gothicas universidades e as aristocraticas academias».
II est remarquable que Ie fond de I''oeil de tons Ies êtres vivants a été pro-tégé par la nature contre ce danger. En effet si, à 1''aide de 1''ultraphotographie, on fait 1''investigation des sections de la Ientille de I''oeil, ces sections paraissent complètement noires sur Ie champ de vue, c. à. d. Ies rayons ultraviolets ne peuvent pas pénétrer même Ies minces sections de la Ientille de 1''oeil. Cela explique pourquoi nous ne pouvons pas Voir ces rayons ultra-Violets.
A sciencia franceza acaba de perder um dos seus representantes mais illustres. É nas sciencias chimicas, em que a França se pode ufanar de contar os primeiros chefes, que foi aberta esta lacuna. Referimonos ao illustre professor da Faculdade de Sciencias de Paris, da Escola normal superior e membro do Instituto de França, Henri Sainte-ClaireDeVille (Etienne), que falleceu no 1." de julho d''este anno.