Capa
Série I / Anno 8 / Número 11
1912
Descarregar revista
Segundo o programma das sessões reproduzido nos cartões de identidade, a sessão de Novembro devia reaiisar-se no dia 22; como, porém, n''este dia fôsse impossível ao Sr. Presidente Vir a Lisboa, a sessão foi transferida para o dia 29. A''s 21 horas e 1 quarto o Sr. Presidente Ferreira da Silva abriu a sessão, sendo secretariado pelos Srs. Hugo Mastbaum e Cardoso Pereira e achando-se presentes os Srs. Achilles Machado, Dr. Alvaro Basto, Dr. Sottomayor, Charles Lepierre, Correia dos Santos, Brito e Cunha, Oliveira Bello, Abel Simões de Carvalho, Manuel H. Veres, Monteiro de Barros, Carlos Can-dido Coutinho, e Vários socios aggregados.
Surprehendeu-me dolorosamente a noticia do fallecimento do Dr. MORRIS LOEB, presidente do Club dos chimicos de New-York, recebida ha uns oito dias pelo Journal of Industrial and Engineering Chemistry d''este mez. E digo que me surprehendeu dolorosamente, não só porque MORRIS LOEB estava no vigor da edade, não tendo feito ainda cincoenta annos, como também porque foi elle o chimico americano de quem trouxe, da estada no VIII Congresso Internacional de chimica applicada, as impressões mais gratas e de quem recebi obséquios distinctos, que obrigam á gratidão.
Talvez possa haver alguém que classifique de infantilidade o assunto da minha palestra, Visto que Vim apresentar uma pequena caixa contendo alguns reagentes, tubos de ensaio e insignificante material de laboratorio.
A viagem que fiz de Cherburgo a New-York no «St. Louis» foi, a bem dizer, o preliminar agradavel, e de bom agouro, para as minhas impressões do congresso. Ahi me encontrei com o sr. professor L. LINDET, presidente da delegação franceza que ia ao Novo Mundo, e os seus compatriotas, sr. JUSTINO DUPONT, LAFFITTE e E. SAILLARD; com o sympathico delegado da Russia, o sr. YAKOW-LEFF; com o sr. COLÁS ARIAS, professor e engenheiro em Barcelona, da visinha Hespanha; com o sr. SETLICH, de Praga, e ainda alguns outros collegas inglezes.
Empenhado em contribuir com o meu modesto esforço para o conhecimento da composição dos mineraes portuguezes, propuz-me proceder a analyse chimica e determinação da formula d''um mineral que me foi enviado pelo meu amigo o sr. José Antonio dos Santos, director do Laboratorio de Hygiene do Porto. Este mineral é proveniente de Mezão Frio, districto de Villa Real; apresenta-se em massas grumosas, de côr pardacenta. Examinado ao microscopio apresenta uma série de pequeníssimos crystaes transparentes (prismas clinorhombicos), sendo a extincção, comtudo, duvidosa devido talvez á pequenez e á transparência dos crystaes.
A descoberta e estudo dos compostos orgânicos do silício foi muito importante sob o ponto de Vista theorico, porque permittiu assentar no peso atomico do silicio e demonstrar, mais uma vez, que a noção de atomicidade é um caracter fundamental na historia chimica dos elementos.
O physico José Carlos d''Alireida; Sobre o fabrico da polvora e explosivos em Portugal
Casares Gil (José) - Tratado de análisis químico; Bento Carqueja - A sciencia e a industria em nossas casas; Fonseca Baptista (A. B. da) Verdades duras ÍA Casa da Moeda no regimen republicano); Lewin (Dr. L.) - Formulae magistrales Germanicae; Senderens (J. B.) Deshydratação catalytica dos alcooes por via secca ; Arnold (John P.) Windisch, Wahl, and the Albumen Question

La première des Conférences Générales a été faite Ie 6 septembre par Monsieur GABRIEL BERTRAND, professeur de chimie biologique à la Sorbonne et à 1''institut Pasteur de Paris. Le professeur a fait sa lecture en français et a pris pour sujet «la part jouée par des quantités infiniment petites de pro-duits chimiques en chimie biologique». Ses remarques se rapportent spécialement à 1''alimentation chimique des plantes et agissent directement sur l''amé-lioration de Ia grande industrie agricole.