Capa
Série II / Anno 2 / Número 10-12
1917
Descarregar revista
Segundo que princípios se deve alimentar o homem normalmente em descanço, no trabalho, na guerra, no verão ou no inverno? Este problema, que é e anda complicado pelas variaveis que lhe introduzem as considerações de edade, de sexo, de peso individual, de raça, etc., é quasi de impossivel resolução experimentalmente, no laboratorio, pelo menos na sua integralidade. Primeiro é preciso aborda-lo pela observação directa do que se passa em condições determinadas sobre um grande numero d''individuos tam semelhantes quanto possível, e conside-rar como normais os regimens alimentares que bastam, em cada caso, para conservar a saúde geral sem perda sensível de peso dos indivíduos ou grupos de indivíduos adstrictos a estes regimens.
IV. O depoimento no tribunal do perito A. J. FERREIRA DA SILVA no processo URBINO DE FREITAS em 27 dè Novembro de 1893 - Delegado. Foi V. um dos peritos encarregados por este tribu-nal de proceder ao exame medico-legal nas vísceras do cadaver do pequeno Mario Sampaio. O relatorio que V. subscreveu concluiu pela existencia n''essas vísceras da morphina, da narceina e da delpbina, e attribuiu a morte de Mario a estes tres alcalóides, constatados pelo exame medico-legal a que V. e seus collegas peritos procederam.
Em 8 de Maio de 1794, ha portanto 123 annos, foi guilhotinado em Paris o eminente chimico LAVOISIER. Este crime revoltante realisou-se na epocha do Terror, que o illustre orador brazileiro RUY BARBOSA classificou como "o sommatorio incommensuravel de todos os crimes,,. O periodo historico mencionado attenua talvez um pouco a maioria das injustiças então practicadas, consequência da exaltação dos ânimos e da saciedade de todas as vinganças; mas a morte de LAVOISIER não pode passar sem a nossa indignação, sem o nosso mais vehemente protesto.
O seu nome merecia uma grande consagração por parte de todos os viticultores portuguezes, porque a sua ininterrupta obra, du-rante eincoeuta annos, no vasto campo a que consagrara todos os seus estudos, dera-lhe suprema auctoridade.
Com a veneranda figura de ADOLPHO VON BAEYER desapareceu o decano dos chimicos alemães e incontestavelmente o maior dos investigadores que trabalham nos vastíssimos domínios da chimica organica. BAEYER era berlinense. Nasceu em 31 de outubro de 1885; era filho do então capitão e mais tarde tenente general do estado maiorprussiano G. BAEYER, que era um matematico de destaque e autor de importantes obras geodesicas, que lhe valeram ser eleito membro hono-rário da Academia das Sciencias de Berlim.
Aproveitando a presença do Snr. Presidente, Conselheiro Ferreira da Silva, em Lisboa por causa de serviço publico, o Snr. I.0 Secretario tinha convidado os membros da Sociedade para a sessão administrativa, que, segundo os estatutos, devia ter-se realisado no mez de Dezembro de 1913, mas que por motivos de força maior não poude ser effectuada. Secretariaram os senhores Hugo Mastbaum e Cardoso Pereira, achando-se presentes os Srs. Holtreman do Rego, Charles. Sadorge, Henrique Paiva, Ney Matta, Ernesto Borges, Antonio Bello e Dr. Ponte e Souza.