Capa
Série III / Anno 4 / Número 2
1929
Descarregar revista
Quando principiamos o estudo da água de Cambres (nascente da Senhora da Ponte do Cedro) conhecíamos, por intermédio do Ex.m0 Snr. Perfeito de Magalhães, a análise do Snr. Prof. Charles Lepierre, feita pouco tempo antes. Determinamos, com a assistente D. Branca Sousa Torres, entre as constantes físico-químicas, o coeficiente hidrogeniónico de Sõrensen, pelo método dos nitrofenóis, utilizando os tests de Michaelis.
Trabalhos práticos de fisico-química (extracto): G - Técnica coloidal (continuação) Os soles coloidais preparados na primeira sessão apresentavam colorações diferentes e alguns, os de prata, um dicroismo quando examinados por reflexão. Uns eram ainda transparentes e outros tinham uma certa opalescência. Os soles coloidais, embora transparentes, não são opticamente vazios; como o indica já o fenómeno de Tyndall, são constituídos por uma fase líquida, tendo em suspensão micelar uma fase sólida, ou uma outra, também líquida, mas menos dispersa.
A composição de líquidos conservadores para peças anatómicas e exemplares de História Natural constitui um problema difícil de resolver, pela multiplicidade de factores a que é neces-sário atender, para se obter o máximo de vantagem e o mínimo de inconvenientes no emprêgo de semelhantes líquidos. Este pro-blema interessa a sciência em mais dum ponto de vista, parecendo a princípio de importância secundária. Trata-se porém de conseguir uma ou mais fórmulas que permitam a conservação de peças, órgãos, preparações e exemplares de Botânica e de Zoologia, cuja perpetuidade é necessária ou conveniente para o estudo scientífico ou para a demonstração, para a estabilidade de certos documentos em boas condições de estudo e de reprodução pelo desenho ou pela fotografia.
É freqüente, senão hábito constante, dispensar aos nomes vulgarisados no domínio da sciência, uma veneração e um tributo de homenagem, que a razão pura, talvez, nem sempre possa justificar. A condição indispensável e na maioria das vezes, única, é que a personalidade visada pela sua obra tivesse sido analisada por alguns periódicos simplesmente com malabarismos de palavras e um pouco de retórica habitual e protocolar, mas nunca com a precisão e a imparcialidade que o conhecimento dos factos e o estudo profundo das questões, nos podem conceder. atenção comum, seja estrangeira, e que
O sábio químico Charles Moureu, sucessor de Berthelot no Colégio de França, membro do Instituto, da Academia das Sciências e da Academia de Medicina de Paris, Presidente da Sociedade de Química (1926-1927) e químico ilustre pelos seus numerosos e notáveis trabalhos, pelas suas descobertas e pela lucidez e elevação da sua obra pedagógica, faleceu em Biarritz, em 16 de Junho passado, sendo o seu cadáver enterrado em Oloron, Moureux (Baixos Pyrineus), sua terra natal.
Muito agradeço a V. Ex.a a transcrição da minha carta na última «Revista de Química», bem como as palavras de desculpa que a acompanham. Li com todo o interesse que merece o belo artigo de V. Ex.a - prova evidente de que se não poupou a fadigas no elevado intuito de lançar luz sôbre o caso que nos ocupa; mas toda aquela precisa exposição de documentos escritos e autenticados com que V. Ex.a responde à minha carta, de modo nenhum modificam as minhas afirmações.
FRED SWARTS - Cours de Chimie Organique; Nona conferência da União Internacional da Química; Reforme de la nomenclature de Chimie Minerale;Obra do Centenário de Schutzenberger
"As pressões estão expressas em milibares (1 mb = 0,75 m/m) e unicamente reduzi-das a 00. As temperaturas média, máxima e mínima são determinadas por termómetros colo-cados num abrigo inglês à altura de 1,5m acima do solo. Os termómetros de relva estão expostos à acção dos raios solares. As velocidades média e máxima do vento são determinadas por um anemómetro do tipo Robinson, utilisando-se um anemómetro StefFens de pressão para determinar a rajada máxima e o respectivo rumo. As leituras da chuva e evaporação indicadas são feitas todos os dias às 9 horas da manhã e referem-se às 24 horas antecedentes."