Capa
Série III / Anno 4 / Número 3
1929
Descarregar revista
L''empirisme de s méthodes médicales, et en particulier des mé-thodes thérapeutiques, fait de l''histoire de la médecine un repertoire de ces méthodes, dont un grand nombre sont connues depuis la haute antiquité, pris et repris plusieurs fois: à des séries roses succèdent des séries noires, tantôt un médicament est réputé comme une pa-nacée, puis, bientôt après, il est discrédité et tombe dans l''oubli; un autre prend sa place et est délaissé rapidement; aprés une pé-riode de temps, plus ou moins variable, Ies anciennes méthodes thérapeutiques reviennent triomphalement, règnent, durent ce que durent Ies roses et disparaissent une fois de plus, pour revivre encore. L''histoire de la médecine est remplie de ces «-res mirabtlis-».
Entre as Notas com que me proponho colaborar nesta Revista figuram algumas que se referem a investigações realizadas em 1927. E certo que esses trabalhos fôram feitos por minha iniciativa; mas é devido não esquecer que na verdade o meu plano só foi praticável graças ao auxílio financeiro prestado por uma firma portuguesa da especialidade (2) e ainda, e principalmente, à colaboração dedicada e competente do meu amigo o Dr. Erik Lindquist.
Convidados por S. Ex.a o sr. dr. António Pinho, digníssimo presidente da Comissão Administrativa do Município de Monção, fomos no dia 22 de Outubro de 1929 a essa reputada estância de águas minero-medicinais com o fim de estudarmos a radioactividade das duas nascentes, Nossa Senhora da Saúde e Santa Maria dos Anjos, cujas águas constituem, na frase do célebre dr. Manuel Bento de Sousa, «verdadeira preciosidade».
Conhecia um pouco a organização dos laboratórios de física das cidades universitárias da Suiça desde a minha passagem por êles em 1919 2. Agora interessava-me particularmente um, o da Administração Suiça de Massas e Medidas, com sede em Berne, para colher mais pormenorizadas informações sobre a sua fundação, gerência administrativa, scientífica e técnica, tio sentido de, por ventura, aproveitar elementos para a melhoria dos laboratórios das Faculdades de Sciências e de Aplicação da Universidade do Pôrto, segundo o plano esboçado na exposição feita ao Conselho da Faculdade de Sciências da Universidade do Pôrto e à Junta de Educação Nacional a qual motivou a concessão de subsídios destas entidades para a minha viagem de estudo no estrangeiro.
M. E. SELIVOUNOFF - Pesquiza e doseamento do sulfureto de carbono no ar MIRCEA V. IONESCU e CORNELIU BODEA - Uma nova reacção de identificação da urotropina nos vinhos; Achema VI - Exposição de aparelhos para a indústria química
Sessão scientífica de 25 de Julho de 1929 Na sala de química da Faculdade de Sciências reuniu-se o núcleo do Pôrto desta Sociedade. Presidiu o Prof. Sr. Dr. Alberto de Aguiar secretariado pelo Prof. Sr. Dr. Álvaro Machado e Eng. Henrique Serrano. Aberta a sessão às 21 horas e 40 minutos, lida e aprovada a acta da sessão anterior o Sr. Presidente antes da ordem da noite comunicou à assembleia o falecimento do ilustre químico francez Sr. Charles Moureu, fazendo o seu elogio e propondo qüe na acta fique exarado o voto de profundo pezar desta Sociedade pela perda do eminente homem de sciência, o que foi aprovado por unanimidade.
"As pressões estão expressas em milibares (1 mb = 0,75 m/m) e unicamente reduzi-das a 00. As temperaturas média, máxima e mínima são determinadas por termómetros colo-cados num abrigo inglês à altura de 1,5m acima do solo. Os termómetros de relva estão expostos à acção dos raios solares. As velocidades média e máxima do vento são determinadas por um anemómetro do tipo Robinson, utilisando-se um anemómetro StefFens de pressão para determinar a rajada máxima e o respectivo rumo. As leituras da chuva e evaporação indicadas são feitas todos os dias às 9 horas da manhã e referem-se às 24 horas antecedentes."