Capa
Série III / Anno 7 / Número 1-2
1932
Descarregar revista
A Sociedade Portuguesa de Química e Física (núcleo do Lisboa) em sua sessão em 12 de Junho de 1931, resolveu, por proposta do seu Presidente Sr. Prof. Dr. Achiles Machado, associar-se às comemorações a realisar em Londres do 1º Centenário da descoberta da Indução Electromagnética, por Faraday e em Paris do 4.° Centenário da Fundação do Colégio de França. Só este ano, por motivos extranhos à vontade dos Corpos Gerentes, aquela resolução pôde ser cumprida.
O Colégio de França evoca-me recordações dos tempos longínquos da minha mocidade - bem mais longínquos, ai, de mim! do que eu desejaria. Há mais de meio século, era eu um colegial duns 15 anos, quando li, pela primeira vez, a «Vida de Jesus», de Renan e as obras de Filosofia Natural de Michelet, «Os insectos», «Os pássaros», «O mar», «A montanha», esse «Poema em quatro cantos», como alguém já disse. Michelet, Renan, dois dos mais célebres Professores do Colégio de França! Foi o primeiro contacto, como hoje se costuma dizer, que tive com o Colégio.
A Sociedade Portuguesa de Química e Física reúne hoje em sessão extraordinária (à qual tanto realce veiu dar a presença de V. Ex.as), para prestar homenagem à memória de Miguel Faraday. Poucas homenagens haverá tão justas como esta, porque poucos homens terão trabalhado e contribuído tanto como Faraday para o aumento dos conhecimentos humanos, para aquilo que afinal constitue o progresso da humanidade.
O processo de doseamento da ureia sanguínea baseado no emprego do hipobromito de sódio, em que se usa para defecação do sangue o ácido tricloracético, como indicou Moog e em que se utiliza como aparelhagem o ureómetro de Ambard e Hallion, é correntemente seguido e as suas vantagens sobre os demais pro-cessos teem sido apregoadas por vários investigadores.
Vimos apresentar e submeter à vossa apreciação o relatório e contas referente ao ano de 1931. Por motivos alheios à nossa vontade só bastante tarde pôde ter lugar a reünião da Assembleia Geral, motivo porque só agora vimos darvos conta da maneira como decorreu a vida da Sociedade durante o ano findo.
KRÂNZLEIN (Georg von) - Aluminium clorid in der organlschen Chemie-Verlag chemie, G. m. b. H. - Berlin W. 35; PuiG (P. Ignacio) S. J. (Ex-professor dei Instituto Químico de Sarriá. Barcelona) - Química Prática - Manuel Marin, Editor - Provenze, 273. Barcelona, 1933.
RESUMO DAS OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS DOS MÊSES DE JANEIRO - FEVEREIRO - MARÇO - ABRIL- MAIO - JUNHO