Capa
Série III / Anno 8 / Número 1-4
1933
Descarregar revista
Nos cursos de análise química, quási por tôda a parte, em Portugal e lá fora, há o costume de tratar apenas dos elementos vulgares, deixando assim o estudante na ignorância da grande maioria dos elementos, e por conseguinte das suas aplicações. Contra êste hábito, que reputamos anti-pedagógico e anti-científico, reagimos há já mais de 20 anos, isto é, desde a criação do I. S. T.; entendemos que os estudantes dum curso superior de química devem conhecer a bem dizer todos os elementos, porque ainda que alguns, pela sua raridade ou por outras razões, não tenham encontrado ainda aplicações, ninguém pode afirmar que àmanhã estes elementos não desempenharão um papel importante na ciência, na técnica, na terapêutica. Os factos que nesta breve resenha vamos apontar, dão foros de verdade a êste nosso modo de ver. Senão vejamos. Referir-nos-emos aos catiões (elementos metálicos ou funcionando analiticamente como tais).
O tabaco comercial, introduzido em França por João Nicot (1560), embaixador francês em Portugal, que o oferecera a Catarina de Medicis, provém das folhas, convenientemente preparadas, da Nicotiana tabacum, N. rústica e N. petunioides. Da primeira espécie citam-se, como mais importantes varieda-des, a N. Virgica, viscosa, repanda, angustifolia, brasiliensis, pér-sica, bonariensis, habanensis, pusila, cerinthoides, crispa, glutinosa, macrophylla, ondulata, paniculata, lanceifolia, longiflora, filumba-ginifolia, quadrivalvis, etc. Os descendentes de Nicot, do Sul da França, usam nas suas armas a planta do tabaco.
As falsificações do leite, as mais importantes e frequentes, as que têm por fim diminuir as proporções dos seus elementos nutritivos, são: a desnatação e o aguamento. A primeira tira ao leite uma parte da substância gorda, dei-xando intacta a percentagem de todos os outros elementos que constituem o leite; a segunda baixa a quantidade total dêsses elementos, por diluição. A dosagem da matéria gorda pelo processo de Gérber é suficiente para denunciar a desnatação; ao passo que o aguamento é mais difícil de demonstrar.
Le Portugal est un des rares pays d''Europe dont Ie sol ren-ferme de grandes quantités de minerais d''uranium-radium. Aussi dès la découverte de M. et Mme P. Curie, l''attention des élèves et collaborateurs de ces savants futelle attirée sur Ies possibilités d''extraction du radium des minerais portugais. Jusqu''en 1910 on traita ces minerais en France puis au Portugal ou l''on fonda quelques usines dont la plus importante fut celle de Barracão, prés de Guarda. Une étude sur Ies minerais portugais et Ieur formation nous a semblé intéressante, Ies opinions à ce sujet étant fort divergentes. C''est Ie résultat d''une dizaine d''années de recherches et de notre long contact avec l''industrie du radium au Portugal que nous résumerons ici, nous limitant à l''étude des minerais, du point de vue chimique et minéralogique.
O sulfato de cobre entra na composição do chamado licor (ou líquido) de Fehling (Hermann von Fehling), assim chamado por êste químico (1812-1885) professor na Escola Superior Técnica de Stuttgart, na Alemanha, ser o autor duma fórmula que teve o melhor acolhimento da parte dos químicos. Fehling trabalhou sobretudo em química orgânica; mencione-mos, entre as suas obras didáticas, a tradução do afamado Tratado de química industrial, de Payen, professor do Conservatório de Artes e Ofícios de Paris, livro hoje velho, mas que serviu de pasto (com o de Girardin, do Rouen) à minha instrução, quando da minha mocidade e que foi adoptado, em tempo, como livro de texto pelo ilustre Professor Dr. Ferreira da Silva, na antiga Academia Politécnica do Pôrto.
Après la découverte si interessante des gaz rares, une série de chercheurs ont étudié la possibilité de Ies extraire de différentes sources et tandis que dans Ies premiers temps Ie problème avait une portée purement théorique, dans un deuxième temps on a recherche des sources de gaz rares capables d''etre exploitées indus-triellement. L''argon et l''hélium se sont révélés Ies gaz Ies plus répandus dans la Nature et tous Ies deux ont eu une application pratique importante pour différents buts : l''argon a trouvé son emploi principal dans l''industrie de Tillumination électrique, tandis que Thélium a été largement utilisé avec succès dans Taéronautique.
Progresso da Industria Química Italiana - Associazoni Italiana di Chimica; GEORG KRÂNZLEINA - O clorfito de alumínio na química orgânica (Aluminiamchlorid in der Organischen Chemie). (Verlag Chemie, 1932, 2.a Ed., 143 pág., preço 12 M).

Biblioteca
Sessão cientifica ordinária de 14 de Janeiro de 1933; Sessão ciêntífica ordinária de 11 de Feverreiro de 1933; Sessão científica ordinária de 20 de Março de 1933; Sessão científica ordinátia de 23 de Abril de 1933; Sessão científica ordinária de 22 de Maio de 1933; Sessão científica ordinária de 18 de Junho de 1933; Sessão científica ordinária de 22 de Novembro de 1933; Sessão científica de 20 de Dezembro de 1933; Porto: Sessão ordinária Administrativa de 9 de Maio de 1933; Porto: Sessão ordinária Administrativa de 12 de Maio de 1933; Porto: Sessão científica ordinária de 15 de Junho de 1933; Porto: Sessão científica ordinária de 27 de Julho de 1933; Porto:
A Direcção que hoje termina o seu mandato vem apresentar a V. Ex.as e submeter à Vossa apreciação o relatório e contas da Gerência relativos ao ano de 1932. A actividade da Sociedade durante o período a que se refere o presente relatório não foi das mais animadoras por razões de ordem diversa entre as quais devemos salientar como fundamental a carência de trabalhos apresentados pelos Ex.mos Consócios que são, evidentemente, a fonte de vitalidade não só das sessões da Sociedade mas também do seu Órgão «A Revista de Química Pura e Aplicada», espelho fiel da actividade da «Sociedade Portuguesa de Química e Física» no campo das ciências físico-químicas sob todos os seus aspectos.
Catálogo dos livros e revistas existentes na Biblioteca da Sociedade em 31 de Dezembro de 1933