Capa
Série III / Anno 13 / Número 1-4
1938
Descarregar revista
AFERIÇÃO DE BARÓMETROS DE MERCÚRIO - A aferição dum barómetro de mercúrio de uso ordinário faz-se, naturalmente, por comparação com um barómetro do mesmo género, de precisão maior, reconhecida. Quando se trata dum barómetro para uso num laboratório científico, em que tantas vezes se exige o conhecimento exacto da pressão atmosférica em valor absoluto no local das experiências, ou dum barómetro para uso num observatório meteorológico, em que as observações barométricas, depois de sofrerem correcções e reduções apropriadas, devem ser comparadas em vários lugares, a aferição deve fazer-se com um barómetro normal.
EVOLUÇÃO DOS AÇÚCARES REDUTORES, DA ACIDEZ E DO pH DURANTE A SUA PREPARAÇÃO E LEVEDAÇÃO; O pão, alimento essencial das nossas populações rurais, continua a merecer-nos toda a atenção, no sentido de contribuirmos com o nosso esforço para um melhor conhecimento das operações da panificação. Dada a sua categoria de alimento de primeira necessidade e que se pode considerar indispensável à alimentação das massas populares, o pão, quer como alimento hidrocarbonado ou energético, quer como alimento azotado ou reparador é, na verdade, uma fonte de energias acumuladas durante a levedação da massa.
Dosagem do oxitnetilfurfurol no vinho do Pôrto. Sna importância na sofisticação dêstes vinhos; Extensão ao ion triazoto, N3, do ácido azotfdrico e dos azotetos, das propriedades dos ions halogéneos em relação à fluorescência da quinina; A sulfo-ureia reagente do ion Cádmio; Sôbre um novo método de cristalização do sulfato de quinina; A microqufmica do ion triazoto, Ns, princípio do ácido azotídrico e dos azotetos; Microreacção muito simples e característica da quinina; Nota sôbre a pesquiza microquímica dos halogéneos; Doseamento de pequenas quantidades de oxigénio no gás; Dosagem iápida do cobre nas pirites; Doseamento colorimétrico do magnésio na água; Uma modificação do método de Nicloux; microdosagem do álcool etílico, emprêgo dum indicador; Método simplificado para o doseamento da vitamina C no leite; Pesquiza dos halogéneos (cloro, bromo) nas substâncias orgânicas; Dosagem dos metais no leite e nos produtos de leitaria; Dosagem rápida do cálcio e do magnésio; Determinação titrimétrica da reserva alcalina no sangue total; Sôbre a relação entre o conteúdo em cretinina do sangue e das urinas e o débito renal (teoria de Rehberg); Novo método de dosagem volu-métrica do ion fosfórico nos lfquidos orgânicos; Sôbre a intervenção imprevista da indústria dos adubos na diminuição da fertilidade dos solos; Semi-micrométodo permitindo o doseamento rápido dos compostos arsenicais por colorimetria; O borax padrão acidimétrico; Estado amorfo dos metais; A diasolise; Pesquisa e doseamento de pequenas quantidades de fluoretos pelo ensaio de corrosão; Novo dispositivo para a pesquisa e o dosea-mento, no local, do óxido de carbono pelo processo «pelo sangue» com determinação do fndice de toxicidade; O doseamento de vestígios de ar-sénio por hidrogenação electrolítica: estudo experimental do mecanismo da técnica: comparação com a hidrogenação química; Sôbre o doseamento por redução e por precipitação do ácido ascórbico;
Oitavo relatório da Comissão dos Pesos Atómicos da União Internacional de Química - 1938;
Sessão ordinária de 30 de Novembro de 1937 Presidente - Sr. General Achilles Machado. Secretário - Coelho Gonçalves. Sócios presentes - Srs. Dr. Hugo Mastbaum, Prof. Dr. Cirilo Soares, Dr. Manuel Valadares, Prof. Eng. Herculano de Carvalho, Prof. Dr. Amorim Ferreira, Dr a D. Branca Edmée Marques, Eng. Duarte Silva, Drs. Francisco Mendes, Manuel Soares e Domingos dos Reis. Aberta a sessão foi lida e aprovada a acta da sessão anterior. Lido o expediente pediu a palavra o Sr. Dr. Amorim Ferreira a fim de prestar homenagem a dois grandes físicos cuja morte recente tanto prejudicou o desenvolvimento da ciência: Rutherford e Marconi.
Livros e revistas recebidos
No cumprimento do nosso dever vimos apresentar e submeter à vossa apreciação o Relatório e Contas da nossa gerência relativos ao ano de 1937. Ao depôr o nosso mandato, calorosamente nos dirigimos a todos os Ex.mos Consócios pedindo-lhes para prestarem o seu valioso concurso no sentido de contribuírem para o engrandecimento da nossa Sociedade pela apresentação quer de trabalhos originais quer de resumos ou informações, ou quaisquer outros assun-tos de interêsse que se relacionem com as ciências físico-químicas que permitam animar as sessões científicas e ao mesmo tempo forne-cerem material para manter a regular publicação do órgão da nossa Sociedade «A Revista de Química Pura e Aplicada». Devido à carência de produção científica vimo-nos obrigados a publicar no ano desta nossa gerência, somente três números da Revista, fazendo votos para que a nova Direcção seja mais feliz quanto a poder obter uma maior abundância de material que lhe permita regu-larizar a publicação do órgão da nossa Sociedade.
Índice alfabético dos autores do vol. XXVIII
Índice alfabético das matérias do vol. XXVIII