Capa
Série III / Anno 14 / Número 1-4
1939
Descarregar revista
Há um século nascia na pátria de Franklin e de Edison uma das suas figuras intelectuais mais representativas - a de GIBBS. Os trabalhos do grande teórico abriram à química, como escreveu uma vez Ostwald, um caminho análogo ao da termodinâmica em física. E se foi sina sua, apesar-do seu seu génio acolhedor e amável, passar a sua existência desconhecido da multidão, com maior razão devem as Academias conservar um fervoroso culto pela sua memória.
Numa série de trabalhos, JACOBSOHN e seus colaboradores (L) demonstraram a especificidade pronunciada da fumàrico-hidratase estabelecendo com ela e com outros fermentos activos sôbre o ácido fumarico o grupo das fumarases (2). Entre outros ácidos alifaticos não saturados, também, o ácido aconítico (3) se mostrou resistente à acção de várias preparações fermentativas; a sua hidra-tação com formação de ácido cítrico só recentemente foi efectuada por MARTIUS e KNOOP (4) que empregaram, como substrato, em vez do ácido aconítico trans, o composto isómero eis (5). Porém, estes autores supõem que essa hidratação, realizada, em presença dum extrato de fígado, obtido segundo JACOBSOHN, seja efectuada por um fermento ou seja uma hidratase idêntica à fumàrico-hidra-tase, hipótese essa que nos parece pouco provável em virtude da especificidade estrutural dêste enzima, já mencionada. E, de facto conseguimos demonstrar a presença dum novo enzima, duma aco-nitase.
Entre as análises bromatológicas que no Laboratório de Higiene tivemos de realizar no ano findo, uma se destacou pelas circunstâncias curiosas que revestia o problema posto, para a solução do qual íamos concorrer. Uma amostra de vinho verde tinto fôra enviada ao Laboratório, por entidade oficial competente, no intuito de ser esclarecida presumida falsificação por adição de substância corante estranha.
A acção mútua de dois poios magnéticos varia na razão inversa dos quadrados das distâncias: Esta lei fundamental da teoria do Magnetismo enunciada em 1785 por Coulomb 0) é justamente a êle atribuída. Demonstrada rigorosamente só o foi em 1833, por Gauss (a). Mas já mesmo antes de Coulomb ter pensado nas experiências, que deviam levá-lo a enunciar a lei das acções magnéticas, esta tinha sido descoberta e enunciada em Portugal: Giovanni ou João António Dalla Bella, que foi o primeiro professor de Física da Universidade de Coimbra, tinha, já no ano de 1 782, apresentado à Academia Real das Ciências de Lisboa duas memórias em que> baseando-se numa longa série de experiências que relata, conclue enunciando a lei da razão inversa dos quadrados das distâncias, que mais tarde, independentemente, foi apresentada por Coulomb (3).
União Internacional de Química. Tabela Internacional dos Pesos Atómicos. Nono Relatório da Comissão dos Pesos Atómicos - 1939; União Internacional de Química.Comissão Permanente de Ter-moquímica. Segundo Apêndice ao Primeiro Relatório da Comissão;
Sessão ordinária de 19 de Dezembro de 1938 Presidente - Sr. General Achilles Machado. Secretários - Eng. Coelho Gonçalves e Dr. Manuel Soares. Sócios presentes - Srs. Profs. Charles Lepierre, Pereira Forjaz e Cirilo Soares, Drs. Manuel Valadares, Borges de Almeida, Kurt Ja-cobsohn e Domingos dos Reis. O sr. Eng. Duarte Silva, justificou a sua falta à sessão. Aberta a sessão, foi lida e aprovada a acta da sessão anterior. Lido o expediente, o sr. 1.° Secretário apresentou as contas do Núcleo de Lisboa, referidas a 31 de Dezembro de 1938 que apresen-tavam um saldo de 2.809$50 (dois mil oitocentos e nove escudos e cinquenta centavos) e que foram aprovadas. Procedendo-se à eleição da Direcção do
Livros e revistas recebidos
Temos a honra de apresentar e submeter à vossa apreciação o Relatório e Contas da gerência relativos ao ano de 1938. Por diversas razões não foi possível publicar durante o ano a que se refere o presente relatório senão 1 número abrangendo todo o ano de 1938. Bom será que no próximo ano a carência de material a publicar na Revista não se faça sentir tanto como no ano que acaba de findar, para ser possível a regular publicação do órgão da nossa Sociedade.
Índice alfabético dos autores do vol. XXIX
Índice alfabético das matérias do vol. XXIX