Capa
Série IV / Anno 2 / Número 3-4
1951
Descarregar revista
O Director desta Revista e Presidente do Núcleo do Porto da «Sociedade Portuguesa de Química e Física», Prof. Doutor Abílio Barreiro, encontra-se desde Junho do ano findo, ausente no Brasil. Por este motivo, a direcção da Revista Joi confiada, provisoriamente., a membros da Direcção da Sociedade. Por notícias recebidas do Rio de Janeiro, sabemos que o nosso Presidente tem sido alvo, por parte de cientistas brasileiros, de manifestações que muito o honram, como constituem, para nós, motivo de desvanecimento.
Compostos azoicos, isto é, compostos que contêm na sua molécula um ou mais grupos -N=N-, podem ser reduzidos, quer química quer electroliticamente, de dois modos diferentes, esquematizados nas equações. O facto de se formar o hidrazoico ou as aminas depende ou da força do redutor ou do potencial a que a redução é feita, e a força do redutor é função de diversos factores, como a própria natureza do redutor, o meio em que se dá a redução, a temperatura, etc.
Em 1942, tivemos ocasião de apresentar à Comissão Técnica dos Métodos Químico-Analíticos, um projecto de Métodos oficiais e bases de apreciação para as gorduras alimentares fundamentado nos estudos que havíamos realizado, sobre azeite, óleo de amendoim e banha de porco. Esse projecto, após ter sido aprovado, tornou-se oficial mediante a portaria n.° 10.134, de 9 de Julho de 1942. No prosseguimento dos trabalhos efectuados, temos agora opor-tunidade de dar a conhecer alguns aspectos dos estudos que vimos realizando sobre manteigas, no sentido de, em complemento das realizadas por outros autores, servirem de base à elaboração do projecto dos novos métodos analíticos e bases de apreciação para as manteigas nacionais.
Livros e revistas recebidos