Capa
Volume 3 / Número 3
1961
Descarregar revista

Em 1891 BECKMANN e PAUL [1] observaram que as soluções de certas cetonas aromáticas, por exemplo da benzofenona, em éter anidro reagem com o sódio dando origem a soluções intensamente coradas (azul no caso da benzofenona). Estas soluções são descoradas pela reacção com o oxigénio, o anidrido carbónico e a água. Devido à extrema rapidez destas reacções as soluções devem ser manejadas sob uma atmosfera inerte.


A grande importância do peixe e indústrias associadas na economia de Angola determinou um largo plano de estudo químico destes produtos. O peixe seco, em muitos casos principal base da alimentação proteica dos indígenas e produto importante nas exportações para o Congo, União das Repúblicas Centrais Africanas, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, etc., está a ser estudado por nós sob o ponto de vista químico
O aparecimento de um livro de química em língua portuguesa é sempre agradável de registar, dada a exiguidade da nossa literatura neste ramo. O caso presente tem ainda outros motivos de satisfação : trata de um assunto no qual já existem tradições entre nós, pois os grandes nomes portugueses na química, como Ferreira da Silva. Charles Lepierre e outros, a ele se dedicaram, e esse assunto é apresentado pela pessoa que, na actual geração, está, sem sombra de dúvida, em melhores condições para o fazer, dada a sua competência e experiência no assunto versado.