Capa
Volume 6 / Número 1
1964
Descarregar revista
Os espectros r.p.e. da solução violeta-azulada ern 1,2-dimetoxiletano obtida pela reacção do 2,6-dimetilbifenileno com potássio e da solução rósea em ácido sulfúrico do mesmo composto foram obtidos e analisados. As constantes hiperfinas de separação, relativas aos protões dos grupos aromáticos CH e grupos metilos, são comparadas corn cálculos teóricos pela teoria das orbitais moleculares de densidade de spin do electrão celibatário nos radicais, utilizando r model° hiperconjugativo introduzido por Coulson e Crawford. Os resultados parecem indicar uma estimativa por excesso do efeito hiperconjugativo, mas as previsões teóricas estão em acordo qualitativo com os resultados experimentais.
Traçaram-se os espectros 1.V. da oxazolidina e de 20 derivados (18 em posição 2 e N, 2 em posição N). Atribuiram-se a vibrações do núcleo da oxazolidina as bandas de frequências 1161, 1099, 1027 e 880 cm-1. As bandas de frequências 1354 e 680 cm-1, nos espectros dos derivados, foram relacionadascom a substituição em posição N.
As propriedades de permuta catiónica do fosfomolibdato de amónio para os catiões alcalinos foram utilizadas na determinação do teor de 137Cs na água da chuva colhida no LFEN. Apresenta-se uma descrição do método utilizado e seus fundamentos.

Confirma-se, com base no diagrama de pontos de fusão e espectros no infravermelho, que a difenilcarbazona p.a. comercial é unia associação intermolecular de difenilcarbazona pura e de difenilcarbazida, nas proporções 1:1. Propõem-se novos métodos de separação da difenilcarbazona por extracção continua líquido-líquido e por cromatografia em camada fina. Indicara-se algumas propriedades físicas e químicas da difenilcarbazida e da difenilcarbazona pura, assim como do seu produto de oxidação, a difenilcarbadiazona, e discute-se a estrutura destes compostos a partir dos espectros no visível, no ultravioleta e no infravermelho.


Estudou-se o comportamento do ruténio Ill em soluções jortemente clorídricas. Pela análise das curvas espectrais verificou-se que em soluções 6,46 e 6,36 M se estabelece equilíbrio entre os iões RuCI:- e os isómeros «cis» e «trans» de Ru(1120 )2C1. Em soluções 5,50 M o equilíbrio contém também o iõo Ru(H20)CC. Calculam-se as constantes de equilíbrio e a partir dos seus valores conclui-se quais as reacções que têm maior probabilidade de se verificar nas soluções 6,46 M a 6,36 M.


Studies on the effects exerted by certain di- and trivalent cations on lipid metabolism have show of investigators to study hepatic lipogenesis under the influence of various factors.
As nascentes de água sulfúrea-alcalina (ou sulfúrea-sódica) são muito abundantes no norte e centro de Portugal Continental, mas são raras na região ao sul do rio Tejo. Na província do Algarve - que ocupa o extremo sul do Pais - são conhecidas apenas, como pertencentes a esse tipo, as das Caldas de Monchique, dando-se o caso de elas apresentarem o mais alto valor da alcalinidade real entre todas: pH 9,58. As Caldas, situadas na vertente sul da serra de Monchique, possuem remotas tradições de virtudes curativas, encontrando-se a tal respeito referências bibliográficas a partir dos fins do século XV.
A função duma válvula é sempre a mesma, qualquer que seja a indústria em que se aplique; mas foram as exigências de algumas delas que impulsionaram os progressos realizados últimamente neste género de equipamento. Em particular a indústria petroquímica, necessitando instalações trabalhando com gases, líquidos e sólidos, por vezes (alias frequentes) em condições de pressão e temperatura bastante difíceis, tem exigido progressos notáveis no fabrico de válvulas e principalmente na utilização de materiais que permitam suportar satisfatõriamente aquelas condições.
E um dos problemas mais prementes da bioquímica libertar a farmacologia das suas teias empíricas, ou seja, conhecer a correlação que existe entre a actividade fisiológica dum composto natural ou sintético e a sua constituição química. Os estudos em causa aliam-se as sínteses químicas de compostos da Natureza de acção farmacêutica reconhecida, sínteses essas em que se imitam os processos bioquímicos em prol da saúde humana e também da ciência pura. Vêm estas considerações a propósito da síntese total duma hormona proteica, a ACTH, ou seja, a hormona adreno-córtico-trópica, segregada pelo lobo anterior da hipófise para as vias sanguíneas.