Capa
Volume 8 / Número 1
1966
Descarregar revista
Discute-se o problema da formação de ligações TC metal-ligando entre catiões metálicos e olefinas em solução aquosa, apresentando-se constantes de estabilidade para os compleços da C-alilglicina com os iões H+, Ag+, Fe2 +, Co2+, Ni2+, Cu2+ Zn2+, Cd2 + e Pb2 +. Só no caso da prata parece existir uma ligação dotipo indicado; nos restantes casos a competição com o solvente continua a não ser favorável, embora a dupla ligação na C-alilglicina esteja em posição adequada para a formação de quelatos.
Apresenta-se o problema do doseamento de Al, Cd, Pb, Cu, Fe e Si em zinco metálico. Os métodos utilizados foram o espectrofotométrico para Al (8-hidroxiquinolina), Cu (dietilditiocarbamato de dietilamónio), Fe (1,10 fenantrolina) e Si (azul-de-molibdénio); polarográfico para Cd, Cu e Pb (em ácido clorídrico 1,3 NI) e colorimétrico para Pb (ditizona). Estes métodos permitem determinações com sensibilidade geralmente superior à dos ASTM e análises rápidas.
Consideram-se os três modelos principais utilizados para a descrição da condutibilidade iónica - o hidrodinâmico, o cinético e o estatístico. Analisam-se os fundamentos de cada um e discute-se a respectiva aplicação, em particular no que respeita à variação da condutibilidade com a concentração. Discute-se ainda a possibilidade da sua verificação experimental.
Identificam-se os componentes de resinas alquídicas por vias diferentes, conforme os produtos a detectar: os ácidos dicarboxílicos e os álcoois poli-hídricos, por cromatografia sobre papel; os ácidos gordos dos componentes oleosos, por cromatografia em camada fina. Em relação às resinas fenólicas, a aplicação da cromatografia sobre papel, conforme a técnica descrita, conduziu a resultados muito satisfatórios na identifcação dos componentes fenólicos.
Há quem ignore ainda, no nosso país, este ramo industrial, não lhe reconhecendo o seu devido lugar na Universidade Técnica. Já o exemplo das fermentações demonstra bem que este menosprezo pela Bioquimica na Engenharia não é justificado, e sobretudo num país em cuja economia a fermentação alcoólica tem lugar de importância decisiva. Com efeito, a exportação aumentada dos produtos alcoólicos e seus derivados poderia contribuir, de modo substancial, para a transformação de uma parcela importante da nossa produçãoagrícola num artigo industrial altamente valorizado.
Existe uma preocupação mundial com o aperfeiçoamento educacional da Química, estando a discutir-se activamente assuntos como: reforma dos programas, exames, treino de professores e meios para atrair a juventude ao estudo da Química. Os programas de ensino de ciências da UNESCO incluem, entre outros projectos, a publicação de News Trends in the Teaching of the Basic Sciences (Novas tendências no ensino das ciências básicas), cujo primeiro volume sobre o ensino da Química está a ser impresso