Capa
Volume 9 / Número 1
1967
Descarregar revista
El método espectrofotométrico aplicado es el propuesto por Sandell, que consiste en la formación de uns complejo soluble, de color amarillo fosfótungstato vanâdico. Se precisa uma doble extracción, acuosa y con oxina-cloroformo del contenido de vanadio en la muestra de arcilla disgregada con carbonato sódico. Se ha calculado el porcentaje de extracción, cuyo valor es 93,02. Para consprobar este método se ha aplicado la espectroquímica, adicionando sales alcalinas, en nuestro caso Na2CO3, para excitar las lineal espectrales del vanadio, como propane Bertrand. La extracción de V es prdcticament cuantitativa, observando la ausencia de este elemento en los resíduos
Estudou-se a d. d. p. estabelecida entre a prata e soluções de sulfato de zinco de diferentes concentrações. O sistema apresentou um comportamento inicial erróneo, com grande instabilidade, a qual vai diminuindo cons o tempo. Ao fim de cerca de trinta dias podem efectuar-se medidas cons apreciável grau de reprodutibilidade, acentuando-se cada vez mais a tendência para o estabelecimento de uns estado de equilíbrio. A variação da d. d. p. de equilíbrio eras junção da actividade do zinco na solução segue uma lei linear, cons uns coeficiente angular que leva a concluir que os eléctrodos se comportam como AgfAg*, apesar de a concentração do zinco na solução ser muito mais elevada que a de prata.
Estuda-se o espectro de emissão de soluções de pireno em ciclohexano e benzeno, para soluções contendo oxigénio dissolvido e para soluções sem oxigénio. Os resultados obtidos mostram que a razão entre as intensidades do excimero e monómero no pireno são independentes do comprimento de onda da radiação ultravioleta usada para excitação, mesmo nos casos em que hei transferência de energia do solvente para o soluto. Estuda-se o efeito do oxigénio como agente de extinção c/a fluorescência excimérica e monomérica no pireno. Mostra-se que a constante de extinção para o excimero do pireno é maior do que a constante de extinção para o monómero.
É conhecida a importância da técnica de marcação de moléculas com isótopos, a fim de esclarecer problemas de estruturas ou mecanismos de reacções. Quando o isótopo usado é estável, a espectrometria de massa apresenta-se como meio muito conveniente para fazer o seu estudo.
Ao pretender fazer-se o estudo das raízes da Conopharyngia longiflora proveniente da Guiné Portuguesa, assinalou-se a presença de alcalóides. As características espectrais observadas revelaram tratar-se de alcalóides derivados do indol. O facto não surpreende, visto que, em outras espécies do género Conopharyngia (C. durissima, C. pachysiphon), a presença de alcalóides com aquele núcleo foi também verificada.
Na primeira parte deste trabalho examina-se o problema das ligações r metal-ligando e o tipo de evidência experimental que tem sido apresentado para apoiar a hipótese da sua formação. Em particular, discute-se a possibilidade de demonstrar a ocorrência destas ligações a partir dos valores das constantes de estabilidade de complexos ande elas possam existir. Para estruturar o método da análise dos resultados experimentais revêem-se sucintamente os fundamentos da teoria das correlaçõse extra-termodinâmicas de energia livre e considera-se ens pormenor o caso particular da equação de HAMMETT e de outras equações formalmente análogas a esta .
Entrou-se nas Faculdades de Ciências no 4.° ano da nova Reforma, ano decisivo, com as suas cadeiras complementares. São estas que criam o Químico a partir dum aluno ainda «híbrido», segundo os planos do Prof. Mendonça Monteiro, a cuja memória mais uma vez prestamos homenagem como inspirador da Reforma do ensino da Química.
PRIX DU CINQUANTENAIRE AVIS DE CONCOURS