Capa
Volume 10 / Número 3
1968
Descarregar revista
The intuitive analysis of the structure of an alkane is usually conducted by the, at least, implicit comparison of the unknown with one or more reference compounds. In the study of these compounds, this has led to the following empirical rules: ...
Estudaram-se, por espectrometria no infravermelho, dez derivados sulfonados aromáticos, entre 1.300 e 1.000 cm-1 e 700 e 600 cm-1 . Fez-se, a partir dos espectros, a atribuição das bandas próprias dos substituintes sulfónicos.
Algumas águas minerais portuguesas, nomeadamente a quase totalidade das sulfúreas sódicas, apresentam uma riqueza elevada de flúor. Apresentam-se os resultados obtidos em 58 águas de Portugal Continental e da ilha de S. Miguel (Açores). Como introdução a este artigo, dão-se alguns tópicos sobre a história da evolução dos métodos de separação e dosagem do flúor.
Estuda-se em particular a determinação simultânea dos dois elementos em solução-suporte de sulfo-salicilato de amónio/hidróxido de amónio, focando-se várias questões de pormenor, como sejam a supressão do máximo de zinco e a interferência provável de alguns catiões. O doseamento do ferro e zinco em soluções aquosas ou águas naturais pelo processo descrito é simples, rápido e de boa precisão.
Comparam-se os resultados das determinações da concentração de radão atmosférico com os valores da pressão atmosférica. O coeficiente de correlação entre as duas percentagens é muito baixo e o parâmetro t de Student tem um valor tal que confirma a falta de correlação entre as duas grandezas. Este resultado está de acordo com as ideias geralmente aceites para a génese do radão atmosférico e sua difusão.
Procede-se a uma revisão das principais relações entre as constantes de acoplamento em Ressonância Magnética Nuclear, nomeadamente constantes de acoplamento H-H e 13C-H, e a estrutura molecular. Põe-se em evidência a importância da não-localização dos electrões a num caso e noutro e discutem-se os efeitos da geometria molecular e de grupos substituintes.
Traçou-se a curva de ionização por impacto electrónico da molécula N2O e fez-se o estudo pormenorizado da zona que corresponde a valores da energia compreendidos entre o potencial da ionização e 8 eV acima desse valor, tendo sido possível localizar pontos de inflexão que se atribuem à ionização de estados excitados da molécula. Determinou-se o potencial de ionização do N2O e o potencial de aparecimento do ião NO+ resultante da fragmentação da molécula. Estes valores foram utilizados para calcular os calores de formação dos iões N2 0+ e NO+, e as energias de ligação N-NO na molécula neutra N2 0 e no ião N20+. Consideram-se dois mecanismos possíveis para explicar a formação do ião NO+, a partir do composto inicial, como consequência da fragmentação por impacto electrónico.
A catálise é um fenómeno predominantemente ligado às reacções químicas. Assim, a sua influência é fundamental em todas as indústrias que envolvem processos químicos.
Parecem-nos actuais as homenagens prestadas à memória de Dmitri Ivanovitch Mendeleev (1834-1907) pela UNESCO e pela IUPAC, no centenário da sua descoberta da classificação periódica dos elementos químicos. Houve em Paris, no dia 17 de Março de 1969, um simpósio em que falaram o professor russo V. N. Kondratiev, presidente da IUPAC, o Prof. Sir R. S. Nyholm, nosso conhecido através duma bela conferência pedagógica que realizou na nossa Sociedade, o Prof. G. Seaborg, prémio Nobel e director da Comissão de Energia Atómica dos EUA, e outros cientistas consagrados. Parece-nos mais do que justa esta homenagem a um pioneiro cuja obra, ainda hoje de grande valor pedagógico, tem sido deveras construtiva. Pela mesma razão, um dos elementos da série transuraniana, o mendelévio, Mv, foi assim denominado recentemente em homenagem a este cientista.
INTERNATIONAL SUMMER SCHOOL ON MASS SPECTROMETRY
VERÃO E OUTONO DE 1969 A Autoridade Britânica de Energia Atómica organiza em Harwell os seguintes cursos para pós-graduados, no período de 1 de Junho a 31 de Dezembro de 1969: