Capa
Volume 12 / Número 1
1970
Descarregar revista
Analisaram-se, utilizando uma versão do método de Davies adaptada para computador, as condutibilidades a 25°C de soluções aquosas de sais ácidos de sódio e amónio dos ácidos malónico, succínico, glutárico, adípico, pimélico, subérico, málico, maleico, fumárico e oftálico. Calcularam-se as condutibilidades iónicas limites dos correspondentes aniões ácidos e apresenta-se a discussão dos resultados obtidos.
Faz-se uma revisão crítica de vários métodos analíticos para relacionar a constante de velocidade de reacções químicas em solução,. com a pressão e a temperatura. Mostra-se o carácter empírico deles e discute-se a utilização de métodos gráficos em que os cálculos são feitos sobre curvas experimentais. Considerando as dificuldades associadas à determinação das tangentes às curvas experimentais, necessárias para o cálculo das derivadas de grandezas físicas, estuda-se e propõe-se um novo método rigoroso para as obter.
Aplicam-se os métodos de «análise simplificada» ao estudo de alquilciclanos. O método agora utilizado é ligeiramente modificado, sendo o critério de análise baseado na presença de máximos em determinadas séries de razões de abundância de iões. Aplica-se este método a várias categorias de alquilciclanos, discutindo-se as dificuldades relativas a sistemas com dois grupos cíclicos. Incluem-se três apêndices tratando tópicos não estritamente no domínio da química, embora ligados ao problema tratado.
Calculam-se as mobilidades iónicas do anião picrato e dos catiões tetra-metil, tetra-etil, tetra-n-propil e tetran-butilamónio em nitrobenzeno para os intervalos de temperatura entre 20 e 70°C e de pressão entre 1 e 700 atm., utilizando a dependência entre essas mobilidades e os raios iónicos.

Alargou-se a derivados de metano o estudo analítico de efeitos de substituintes nas constantes de acoplamento entre protões geminais em sistemas olefínicos, baseado na teoria de Pople e Santry (2) e realizado anteriormente (12). Obtiveram-se expressões para o efeito de pares de electrões não-ligantes e de orbitais não-ligantes vazias, neste caso com vista à interpretação do efeito de substituintes B electronegativos..


Determinaram-se as condutibilidades equivalentes de soluções de ácido benzóico em misturas água-acetona, a 25°C e calcularam-se as respectivas constantes de ionização, aplicando os tratamentos de Shedlowsky e de Fuoss-Onsager. Verificou-se que a sua variação com o inverso da constante dieléctrica apresenta um mínimo que se atribui a uma alteração da solvatação.
A atribuição do prémio a Odd Hassel e Dereck H. R. Barton não surpreendeu ninguém, interessado em Química Orgânica. Foram sobretudo estes cientistas que passaram da química a duas dimensões à estereoquímica e à análise conformacional. Ambos partiram do comportamento dos compostos cíclicos com 6 átomos na cadeia, que encontramos sobretudo na série hidro-aromática
A Bunsengesellschaft für physikalische Chemie escolhe para cada congresso um tema principal, que é tratado em algumas conferências de uma hora por cientistas considerados particularmente notáveis no domínio, e que dão uma visão geral sobre o desenvolvimento histórico e sobre o estado actual do assunto. Nos últimos anos os temas escolhidos foram o comportamento de matéria submetida a altas pressões, estudos de membranas, reacções químicas elementares, e neste ano tratou-se de processos fotoquimicos primários.
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Organizada pelos finalistas de engenharia químico-industrial do Instituto Superior Técnico, realizou-se, neste Instituto, de 10 a 18 de Abril de 1970 a V Semana de Engenharia Químico-Industrial. À sessão de abe rtura presidiu Sua Excelência o Sub-Secretário de Estado do Planeamento Económico, Dr. João Salgueiro.
REACTOR TÉRMICO PARA ESCAPES DE AUTOMÓVEIS Foi apresentado num colóquio sobre poluição atmosférica, nos Estados Unidos, um automóvel de série, modelo 1970, equipado com dispositivo que elimina em grande parte os elementos nocivos dos gases de escape.