Capa
Volume 12 / Número 2
1970
Descarregar revista
Faz-se umestudo do composto cobre(II)-2-mercaptobenzotiazol com o objectivo de determinar as suas zonas de estabilidade térmica e a sua constante produto de solubilidade, constante esta que foi determinada por análise dos resultados obtidos em titulações potenciométricas e por espectrofotometria de absorção atómica.
Estudou-se, por espectrometria de massa, a molécula do di-sulfureto de carbono. Determinou-se o potencial de ionização do ião molecular e os potenciais de aparecimento de todos os iões monopositivos obtidos por fragmentação da molécula por impacto electrónico, sendo os valores determinados comparados com alguns dados da literatura. Para os iões CS* e Sz* encontraram-se limiares de ionização abaixo dos respectivos potenciais de aparecimento, como se demonstra por cálculos termodinâmicos, pondo-se em evidência aspectos ligados à dissociação do di-sulfureto de carbono em fase gasosa.
Como base em determinações de ressonância paramagnética electrónica e medidas de adsorção foi analisada a cinética da reacção e proposto um modelo para a interpretação do mecanismo. Os resultados obtidos permitem concluir que a utilização conjunta das medidas de adsorcão e EPR pode vir a ter muito interesse na análise das reacções de copolimerização.
Descreve-se a preparação e caracterização de sete complexos do tipo Co(NCY)z (x- n Hzpy)z (Y=0,S,Se; x=2,3,4; py=piridina). Os complexos de 4-aminopiridina mostram certas particularidades nas suas propriedades; apresenta-se uma tentativa de explicação, invocando efeitos de volume dos ligandos e empacotamento nos sólidos cristalinos.

Apresentam-se algumas propriedades físicas e químicas da difenilcarbazona e dos seus produtos de oxidação e redução, respectivamente difenilcarbazida e difenilcarbadiazona. Faz-se uni estudo comparativo coin o sistema análogo sulfurado da difeniltiocarbazona, através de medidas de momentos dipolares eléctricos (em solução de dioxana), espectros no UV, visível e IR; o elevado valor do momento dipolar eléctrico da difenilcarbadiazona, ,u=5,5 D, bem como algumas propriedades físicas e os espectros no IR, sugerem estrutura betaínica para este composto.


Com vários ligandos análogos do ácido alquiliminodiacético(I), diamino-alcanotetracético(II) e diamino-etanodiacético(III) verifica-se que as constantes de estabilidade dos quelatos do ião uranilo variam linearmente com a força básica dos ligandos. Evidencia-se o comportantento irregular de alguns daqueles compostos que interpretamos em termos da sua estrutura. Por meio de titulações a várias temperaturas determinaram-se os parâmetros termodinâmicos das reacções de complexação. Todos os complexos estudados sofrem reacções de olação, excepto os formados coin os ligandos do tipo III, tendo-se determinado as constantes de estabilidade das espécies diméricas e poliméricas formadas. Os resultados obtidos podem ser interpretados satisfatòriamente em termos de uma coordenação em bipirâmide pentagonal para o urânio.
Estabelece-se um método micro-analítico para determinação quantitativa da plumbagina, empregando 4-carboxifenil-hidrazina que permite distinguir entre as 5-hidroxi e 1-4-naftoquinonas e as que não têm o grupo hidroxilo nesta posição. Ao contrário do que se passa com a menadiona não foi possível recuperar a plumbagina do sangue do plasma ou das soluções aquosas da cisteína pelos métodos descritos. Propõe-se uma interpretação da reacção corada da di-hidrazona e da estabilidade da ligação da plumbagina com o sangue, o plasma e a cisteína.
A obtenção de bifenileno e trifenileno a partir de compostos benzénicos monocíclicos tem sido atribuída, nalguns casos, à formação intermédia do radical benzino-(1,2): ...
Mesmo os alunos pouco habilitados em Química costumam admitir que sabem, pelo menos a fórmula da água. Já ficaram desiludidos, há anos, ao saber que a ponte de hidrogénio pode produzir a associação entre várias moléculas, na água líquida. Ora verificou-se recentemente que existe ainda um novo estado alotrópico da água pouco previsível.
A Comissão de Nomenclatura Bioquímica da IUPAC da IUB publicou uma proposta de Nomenclatura de Vitaminas B6 e Compostos Relacionados que pode ser consultada na sede da Sociedade Portuguesa de Química e Física ou na redacção da Revista Portuguesa de Química e está em discussão até Maio de 1971.
Esta medalha foi instituída em 1965 pela Institution of Chemical Engineers, em memória de George E. Davis, a quem a engenharia química muito ficou a dever, e é concedida de três em três anos, no mínimo, para galardoar pessoas com serviços excepcionais prestados á engenharia química.
A Comissão de Resumos Analíticos do Conselho Internacional das Uniões Científicas (ICSU AB) resolveu na sua reunião anual, realizada em Columbus, prosseguir com um plano para a primeira fase de um sistema mundial de serviços de resumo e classificação de publicações para a ciência e tecnologia.
Foi publicado pela European Physical Society um boletim de notícias que inclui as actividades notificadas àquele organismo até Maio de 1970. Damos em seguida urna lista das referidas manifestações ainda não anunciadas nesta Revista.
INTRODUÇÃO DA PRIMEIRA RESINA DE NYLON AUTO-EXTINGUIVEL QUE SATISFAZ ÀS NORMAS U/L Acaba de ser apresentada a primeira resina de nylon que satisfaz às normas severas impostas pelos Underwriters' Laboratories para os termoplásticos auto-extinguíveis Grupo I (SE-I). Este material foi comercializado com a referência «Zytel» 51-SE-I-BK 40 e está presentemente disponível na Europa, em quantidades limitadas.
ESQUEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO PARISIENSE O esquema geral de alimentação em água da região parisiense foi estabelecido e apresentado ao mesmo tempo que o esquema geral de saneamento da mesma região.