Capa
Volume 13 / Número 1
1971
Descarregar revista
Examen, con ejemplos concretos, de los principales factores estructurales, que influyen en la reactividad de los sólidos: tipo de estructura cristalina, sus defectos, impurezas, productos naturales y artificiales, modo de obtención, formación reciente o envejecimiento: la velocidad de reacción, la temperatura, la energia de activación dependen de los mismos. Los cambios de estructura durante la reacción la condicionan también y proporcionan a veces la explicación teórica del fenómeno.
Estuda-se o efeito da pressão sobre reacções entre aminas terciárias e iodetos de alquilo com elevado estéreo-impedimento, discutindo-se possíveis mecanismos e classificação. Da mistura de 2,6,N,N-tetrametilanilina e iodeto de metilo, conhecida por não reagir à pressão atmosférica, obteve-se a altas pressões o hidrogeno-iodeto da amina inicial. A reacção da 2,N,N-trimetilcmilina comi iodeto de isopropilo deu origem, à pressão atmosférica, ao hidrogeno-iodeto da amina, mas, a pressões entre 3 e 10 Kbar, formou-se unia mistura de iodeto de N-isopropil-2,N,N-trimetilanilinio e de iodeto de 2,N,N,N-tetrametilanilinio. Na reacção da N,N-dimetilanilina com iodeto de isopropilo formou-se, à pressão atmosférica, uma mistura do sal de amónio isopropilado e de iodeto de N,N,N--trimetilanilinio.
Discute-se um método geral para cálculo do pH de soluções aquosas por computação e as principais subrotinas de uni programa (em Fortran IV) para a respectiva execução.
Analisa-se numericamente a validade da fórmula para o cálculo do pH de soluções aquosas de ácidos não muito fortes, monopróticos e dipróticos. Apresentam-se diagramas de validade, que, dado uni caso concreto, permitem verificar rapidamente se a fórmula dá o pH coin erro aceitável (menor do que ± 0,05 unidades de pH).
Uma análise sistemática do problema da luz parasita põe em relevo as hipóteses eni que se baseiam as correcções de luz parasita, assim como as condições necessárias para que tais hipóteses sejam válidas. Desta análise deriva uni novo método para determinar taxas de luz parasita e transmitáncias corrigidas, capaz de minimizar à priori o erro sistemático devido à absorção parcial da luz parasita pelo absorvente. Na segunda parte discute-se em pormenor o método proposto, no contexto duma revisão crítica dos métodos que não requerem instrumentação especial.
Interpreta-se o espectro de Ressonância Paramagnética Electrónica duma espécie formada por reacção do bifenileno com pentacloreto de antimónio em diclorometano como devido à formação do radical (C12-H8)2 4 em solução.
A adopção do «Système International d'Unités», SI, que é uma tendência recente na literatura científica (I a 3), exige reformulação das expressões usadas em Magnetoquímica (4 a 7). Nesta nota, apresentam-se as novas fórmulas destas últimas e indica-se como se faz a conversão dos valores numéricos das grandezas magnéticas do sistema CGS electromagnético, usado até agora, para o SI, a qual será necessária, de futuro, para comparação de valores.
Tivemos, em Setembro passado, a oportunidade de assistir, em Tirrenia (Pisa) a um «Advanced Study Institute on Fundamental Aspects and Recent Development in Optical Rotatory Dispersion (ORD) and Circular Dichroism (CD)» sob o patrocínio da NATO. Tratou-se dos progressos obtidos sobre variação da actividade óptica em função do comprimento de onda das radiações.
Os resultados práticos da cooperação internacional não são, normalmente, de grande vulto. No entanto, a recente greve dos correios no Reino Unido forneceu uma oportunidade para ilustrar a cooperação que se formou em relação aos grandes serv iços internacionais de informação sob os auspícios da ICSU AB.