Capa
Volume 13 / Número 4
1971
Descarregar revista
Apresenta-se um método de doseamento dos iões nitrato e nitrato num electrólito suporte de uranilo; traçam-se curvas padrão, estudam-se os interferentes e eliminam-se os que causam maiores problemas. Por fim faz-se o aplicação deste método a amostras de águas, adubos e cloreto de sódio.
Estudam-se os espectros electrónicos de um mímero elevado de compostos organometálicos de fórmula geral em que M é um metal de transição, M=Ti(IV), Zr(IV), V(IV), Mo (V), W(V), Mo(IV), W(IV), e Re(V) e L=H-, Br - , Cl - , I - , SCH, - , etc., em soluções orgânicas à temperatura ambiente e, em alguns casos, em «vidros» a 77°K. Comparam-se os resultados obtidos com os previamente descritos na literatura. Tenta-se uma identificação das bandas observadas coin base num modelo simples de orbitais moleculares proposto anteriormente. Em particular, as bandas de «transferência de carga» são identificadas, e as suas posições relativas racionalizadas em termos das electronegatividades ópticas dos iões centrais e dos ligandos.
Analisou-se numericamente a validade da fórmula de Henderson para o cálculo do pH de soluções de ácido e base conjugados e de soluções de misturas de ácido e base não conjugados em proporções não estequiométricas; apresentam-se diagramas de validade que permitem verificar ràpidamente se a fórmula dá o pH com erro inferior a±0,05 unidades a partir dos valores dos parâmetros (constantes de acidez e concentrações) do caso considerado. Interpretam-se certos aspectos dos resultados pela simetria existente nos sistemas estudados.
Estudam-se os efeitos de força iónica e de homo-iónico relativos à cinética das hidrólises ácida e salina do cloreto de butilo terciário. Observa-se que, no intervalo de concentrações 0,002 - 0,04M, o efeito de força iónica é dos dois, o mais importante, uma vez que a constante de velocidade aumenta sempre com a concentração. Os resultados da catálise ácida são analisados com base nas variações de log k com V c, ( 0,2 c) e pH, verificando-se que elas seguem, de forma aproximada, o comportamento que, teòricamente, seria de esperar. A catálise salina é, essencialmente, caracterizada pelo raio aniónico do catalisador.
As condutibilidades equivalentes das soluções aquosas de ácido clorídrico, obedecem à equação limite de ONSAGER na zona de concentrações entre 0,00003 e 0,001 M (1). Também a condutibilidade do hidrogenião se apresenta extremamente elevada quando comparada com a dos outros catiões (Tabela I).

Despite its shortcomings the LENNARD-JONES (6,12) intermolecular potential is still one of the most widely used in theoretical calculations for both the gaseous and condensed states


São cada vez mais alvo da atenção dos bioquímicos os recentes trabalhos sobre a génese da vida. Se foram espectaculares e sensacionais os livros de Jacques Monod Le hasard et la necessité, essai sur la philosophie naturelle de la biologie moderne e de François Jacob La logique du vivant, une histoire de l'hérédité, cujos autores compartilharam há pouco com Lvow um prémio Nobel, livros esses cheios de pertinentes considerações, quer sob o aspecto químico quer metafísico, um recente trabalho original de Manfred Eigen, igualmente Prémio Nobel (Química) e publicado nos «Naturwisenschaften », já cria as bases matemáticas respectivas.