Capa
Volume 14 / Número 2
1972
Descarregar revista
Discutem-se modelos usados para interpretação das propriedades magnéticas de complexos em que ocorrem transições de spin, exemplificando-se para o caso de complexos de Fe(II). Prova-se que as três interpretações até agora apresentadas são afinal diferentes versões de um mesmo modelo, baseado na teoria de van Vleck. Sugere-se que a diversidade de comportamentos magnéticos encontrados experimentalmente resulta do efeito de mistura de termos de spin alto, baixo e intermédio, por acoplamento spin-orbital, sob a acção de distorções; e que o paramagnetismo residual elevado observado nas formas de spin baixo de complexos de Fe(II) resulta de os respectivos estados fundamentais serena, de facto, estados de spin misturado.
Revêem-se os ligandos que formam complexos hexacoordenados de Fe(II), Co(II) e Fe(III) em que ocorrem transições de spin. A análise da geometria dos ligandos revela que, na vizinhança do ponto de cruzamento, os efeitos estéricos são tanto ou mais importantes que os efeitos electrónicos na determinação do estado de spin de um complexo ou das suas propriedades magnéticas, quando ocorre transição de spin. Discute-se, também, a influência do estado de spin na natureza das ligações químicas.
Estudaram-se as possibilidades de doseamento, no I. V., de linalol e cineole em óleos de mangerona. Doseou-se o cineole a 1078 cm -1 e o linalol a 1103 cm -1 levando em consideração as interferências maituas. Trabalhou-se com soluções em sulfureto de carbono tendo-se verificado que os erros que afectam os resultados são de 1,7 e 2,1 % respectivamente para o cineole e para o linalol. O método foi aplicado ao doseamento de quatro amostras de óleo de mangerona português.
Apresenta-se um método de competição para determinar constantes de estabilidade de complexos utilizando um eléctrodo selectivo de cobre. O método é aplicado à determinação das constantes de estabilidade dos complexos do ácido uramildiacético com vários metais de transição, Zn, Cd e Pb. Os resultados mostram que este ligando é particularmente poderoso entre os seus congéneres tetradentados, mas as anomalias verificadas relativamente aos metais alcalinos e ao Be, devem atribuir-se à incapacidade de adaptação do EDTA a iões de reduzidas dimensões ou com reduzida tendência para formar ligações covatentes, em resultado da sua configuração electrónica e baixo poder polarizante.
Apresentam-se para algumas águas minerais portuguesas, os resultados das determinações de vestígios de certos elementos metálicos (Cu, Co, Zn, etc.) usando de preferência as técnicas de separação com solventes selectivos ou coin resinas iono-permutadoras e dosagem por fotometria de absorção atómica. Relaciona-se a presença de Cr com as conclusões de trabalhos experimentais de autores norte-americanos sobre a acção favorável de micro-quantidades de Cri+ no metabolismo da glucose, em homens, animais e em orgãos isolados (cristalino do rato).
Nuclear quadrupole resonance espectroscopy has been used previously to detect the existence of hydrogen bonds in several compounds by measuring the resonance frequency of the nucleus of certain atoms involved in predominantly covalent bonding, such as 14N in ammonia (1) and ammonia hemihydrate (2), 35Cl in chloroacetic acid-pyridine complexes (3) and salts of the bichloride ion HCl2 - (4).

In the last few years a great deal of attention has been drawn to the development and testing of theories of mixtures of non-electrolytes. For this purpose binary mixtures of small and very similar molecules (the rare gases, nitrogen, oxygen, carbon monoxide and methane) have been chosen, in the hope that the theories under inspection would then stand the best chance of success.


Os leitores das «Actualidades» lembram-se talvez das teorias acerca da génese da vida já aqui expostas. Mas é evidente que os compostos prebióticos não se poderiam ter formado, sem a existência dos respectivos elementos constituintes quer da terra (e da sua atmosfera ainda redutora) quer de outros astros.