Capa
Volume 14 / Número 3
1972
Descarregar revista
Some time ago we worked in the field of carbon biradicals and nitrogen radicals. We were in process of preparing an oxygen radical. But the long and hard work of R. Pummerer, who has worked in this field forty years without any success, made us hesitate to approach this problem. Much later, in 1950, K. Freudenberg discussed with B. Eistert and myself the problem of the formation of lignin.
Estudou-se o comportamento polarográfico dos iões Te(I V) em soluções de HNO3/KNO3 cujas concentrações hidroniónicas estavam compreendidas entre 10 -4 M e 5 M. Observam-se duas ondas distintas, correspondendo a primeira a uma redução de 4 electrões e a segunda a uma redução de 6 electrões. Da maneira como o potencial E1/2 da primeira onda depende do pH da solução, à medida que este baixa, deduz-se que a forma electroactiva será HTeO2+ até cerca de pH = O e Te 4 + para concentrações hidroniónicas maiores que 1 M. A respeito da segunda onda e do máximo que a precede, parece dever concluir-se que o produto final da redução é H2 Te e que o máximo é, em parte, devido à libertação de hidrogénio gasoso.
Estudou-se o comportamento polarográfico do cisteinato de mercúrio, obtido a partir de cisteina e ião mercúrico, em tampão amoniacal, em presença de concentrações variáveis de Co2 +. Concluiu-se haver competição entre os dois catiões com substituição de Hg2 + por Co2+ .
São vulgares certas considerações sobre a configuração electrónica dos átomos, os seus momentos angulares totais, o método SCF de Hartree e sobre constantes de acoplamento quadrupolar nuclear, assim como aplicações do método das ligações de valência em estrutura molecular, que propõem que os átomos de camada incompleta isolados não são obrigatoriamente esféricos. Apresenta-se uma análise crítica deste problema e demonstra-se como a mecânica quântica prevê que todos os átomos isolados sejam efectivamente esféricos.
Apresentam-se os valores das constantes de ionização macroscópicas das formas protonadas de 7 antibióticos da família da tetraciclina, e as respectivas constantes de estabilidade dos complexos formados com um grupo de metais alcalino-terrosos e de transição. Para os metais alcalino-terrosos as ordens de estabilidade são irregulares e difíceis de explicar em termos de variações estruturais em posições não próximas dos centros de coordenação; para os metais de transição as variações são mais regulares e seguem a ordem natural de Irving-Williams.
Demonstra-se que é matematicamente equivalente o uso de constantes de ionização macroscópicas ou microscópicas no cálculo de constantes de estabilidade de complexos, desde que nestes o metal se coordene a unia única sede de quelação a qual pode, de resto, variar de metal para metal.
Following excitation into higher excited singlet states of fluorescent aromatic molecules it has generally been assumed that they return to the first excited singlet state through a rapid, radiationless, internal conversion (1). As a consequence, the fluorescence quantum yield should be independent of the wavelength of the radiation used for excitation (2). This has been verified in most cases (3) although a few exceptions have been reported in the past (4, 5, 6).
Os nossos leitores vão Interrogar-se sobre a relação entre os dois problemas, embora ambos sejam cada vez mais actuais. O primeiro, rasga novos horizontes na classificação (e identificação) no domínio do reino vegetal, onde os caracteres fisiológicos e morfológicos são elementos que se tornam de dia a dia mais insuficientes e que provocam entre os adeptos da taxonomia clássica discussões estéreis.
A XXVII Conferência da IUPAC que teve lugar em Munique de 21 a 31 de Agosto de 1973 aprovou as seguintes alterações nos valores recomendados para pesos atómicos:
REUNIÕES, CONGRESSOS E OUTRAS MANIFESTAÇÕES DE CARÁCTER CIENTIFICO: Symposium on Mechanism in Hydrocarbon Reactions Lake Balaton (Hungria), 5 a 7 de Junho de 1973
CALENDÁRIO DAS REUNIÕES, CONGRESSOS E OUTRAS MANIFESTAÇÕES DE CARÁCTER CIENTÍFICO: Dia da Corrosão - Integrado na 3. Exposição Internacional
O Simpósio Científico sobre a Qualidade do Ar, realizado recentemente em Bilthoven, Holanda, alcançou uni ponto significante na luta mundial contra a poluição do ar. O Instituto Nacional de Saúde Pública da Holanda e as Indústrias Philips de Eindhoven anunciaram que uma parte importante da rede nacional holandesa de medição da poluição do ar se encontra agora em operação.